Câmara de Suzano pede suspensão das taxas de sepultamento e de velório durante pandemia do COVID 19

29 de abril de 2020

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereador Pacola discursando na Tribuna da Câmara de Suzano

Crédito da Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou na sessão ordinária de hoje (29), por unanimidade, o pedido de suspensão das taxa de sepultamento e de velório, para famílias de baixa renda, durante a pandemia do COVID 19. O autor do requerimento é o vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola.

Segundo a Diretoria da Câmara de Suzano apurou, o valor do sepultamento é R$ 121,27 (adulto), R$ 78,98 (infantil) e a taxa de velório é de R$ 84,86.

O vereador Lisandro Frederico (Avante) protocolou durante a sessão de hoje, em regime de urgência, um projeto de lei complementar sobre o mesmo assunto, no entanto, a Comissão Permanente de Justiça e Redação deu parecer contrário à propositura e, por isso, o projeto foi arquivado.

Além disso, os vereadores aprovaram ainda seis moções de aplausos direcionadas aos profissionais da área da Saúde da cidade. As proposituras foram indicadas para as equipes das Unidades Saúde da Família (USF); à Santa Casa; ao Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz (e todos os profissionais do local); ao Pronto Socorro Municipal (e sua equipe), todos os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e toda equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, é a autora de todas as moções. Foi aprovado também um projeto de lei de autoria da vereadora Neusa dos Santos de Oliveira (PSD), Neusa do Fadul, que institui no calendário oficial do município o Dia das Divas Runner’s.

Tribuna

Os vereadores voltaram a criticar o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Murilo Inocêncio. Segundo os parlamentares, o chefe da pasta continua fazendo os mesmos erros apontados por eles na reunião realizada na Casa de Leis no último dia 17. O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, disse que o secretário tem que “trabalhar com mais seriedade”.

O parlamentar Alceu Cardoso (Republicanos) disse que há “24 mil cestas básicas disponíveis para Suzano” e que acredita que chegarão para todos que precisam, “mas até o momento as crianças não receberam e nem conseguiram fazer o cadastro”, criticou. Isso porque, segundo os parlamentares, o Cadastro Único permanece sem atendimento ao público.

Já o vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, ressaltou que “A fome não espera. As famílias estão sem orientação”, argumentou. O parlamentar Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, declarou que “passou do momento do Murilo pedir a conta”.

Os vereadores Gerice e Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, agradeceram o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) pelas obras iniciadas na região de Palmeiras.

COVID 19

Os parlamentares também debateram sobre a pandemia do COVID 19. O vereador Denis informou que o hospital de campanha montando na Arena do Parque Municipal Max Feffer começará o atendimento amanhã (30). “Peço a Deus que ele não precise ser usado. Porém, teremos um local para as pessoas que precisarem”, opinou.

O vereador Alceu sugeriu a criação de uma Comissão de Acompanhamento para a Câmara fiscalizar os gastos do Executivo nas ações do combate ao COVID 19. Além disso, o parlamentar disse também que questionará o secretário de Saúde sobre uma transferência realizada no último final de semana de um idoso de 86 anos para um hospital do litoral sem a autorização da família. O vereador Lisandro Frederico (Avante) revelou que deseja participar da Comissão de Acompanhamento sugerida por Alceu.