Câmara de Suzano realiza sessão solene em apoio à Campanha da Fraternidade de 2023

31 de março de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: participantes da sessão solene em apoio à Campanha da Fraternidade de 2023 posam para foto em frente à Mesa Diretiva do Plenário. Todos usam roupas sociais.

A Câmara de Suzano realizou na noite de hoje (30) a sessão solene em apoio à Campanha da Fraternidade de 2023.

O presidente do Legislativo, Joaquim Rosa (PL), conduziu a sessão e falou em nome da Casa de Leis no evento. Ele declarou que o tema da campanha, que este ano é “Fraternidade e Fome”, é “urgente e necessário”, e que a realização do evento na Casa de Leis é um “ato patriótico”.

“A campanha é um alerta ao crescente número de brasileiros que passam fome ou que não sabem como vão se alimentar todos os dias, num país que está entre os maiores produtores de alimento do mundo”, disse Joaquim Rosa, afirmando que o Legislativo quer somar-se ao movimento. “Que esta sessão solene nos sirva de inspiração e nos auxilie a acabar com o flagelo da fome.”

Também participaram da sessão solene os vereadores Artur Takayama (PL) e Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia.

O bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes, agradeceu a Câmara de Suzano por abrir as portas para falar sobre a Campanha da Fraternidade. Ele lembrou que o Brasil voltou ao Mapa da Fome nos últimos anos, depois de tê-la superado. “A superação da fome passa por três dimensões: a da assistência, pois quem tem fome tem pressa; a da promoção, para que a pessoa não volte a passar fome; e a da transformação, por meio de políticas públicas que ajudem o povo a exercer a sua cidadania e participação.”

Dom Pedro também conduziu a “Oração da Campanha da Fraternidade” durante a sessão solene.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) fez uma rápida prestação de contas de ações realizadas em áreas como saneamento básico e educação, que contribuem diretamente com a superação da fome no município. Já a primeira-dama Larissa Ashiuchi destacou as ações realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade de Suzano, presidido por ela, no combate à fome no município. “Tenho a missão de não deixar ninguém passar fome no município”, disse. Ela ainda destacou entre as ações do Fundo Social a constante arrecadação de alimentos em trocas de ingressos de jogos do time de vôlei de Suzano e, neste momento, dos shows das festividades do aniversário do município.

A sessão solene contou com as apresentações do “Hino da Campanha da Fraternidade” e da música “Seu Nome é Jesus Cristo”, por Erika Soares Fernandes, da Paróquia Mãe do Redentor; Jesicka Soares dos Santos, da Paróquia Bom Pastor; e do tecladista Ricardo José Souza dos Santos, da Paróquia São Judas Tadeu.

Outras autoridades do município acompanharam o evento do Plenário. Na Galeria, estavam representantes das 14 paróquias do município.

A Campanha da Fraternidade é realizada há 60 anos, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para celebrar a quaresma. Além do tema “Fraternidade e Fome”, o lema da campanha deste ano é “Dai-lhes vós mesmos de comer”.