Câmara de Suzano receberá amanhã (17) guardas mirins para o “Vereador Por Um Dia”

16 de abril de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: aspirantes da Guarda Mirim eleitos como prefeito, vice-prefeito e vereadores no Projeto Voto Consciente no segundo semestre de 2018. Eles estão em pé, no Plenário da Câmara, e seguram os diplomas recebidos no Vereador por Um Dia. Todos usam camiseta azul da entidade.

A Câmara de Suzano receberá nesta quarta-feira (17), às 10 horas, a 64ª turma da Guarda Mirim para o “Vereador por Um Dia”. O evento será realizado no Plenário da Casa de Leis e deve contar com a participação de cerca de 200 aspirantes da entidade.

No “Vereador por Um Dia”, os adolescentes acompanham a posse simbólica dos jovens eleitos como prefeito, vice-prefeito e vereadores no Projeto Voto Consciente, desenvolvido pela entidade. No Plenário, eles assinam o livro de posse, fazem o juramento e discursam da Tribuna da Câmara.

A Guarda Mirim realiza o Voto Consciente a cada semestre, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Stiftung, com o objetivo de apresentar aos adolescentes que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. No projeto, os jovens simulam um processo de eleições municipais e refletem sobre propostas de melhorias para o município. Eles montam partidos, fazem coligações, lançam candidaturas, organizam campanhas eleitorais e votam.

Sessão ordinária

Na sessão ordinária de amanhã (17), os vereadores irão votar o veto do Executivo ao projeto de lei que cria a Calçada da Fama em Suzano, de autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei. Segundo justificativa do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), o veto é necessário porque a propositura cria despesas públicas sem que nela conste a indicação dos recursos disponíveis para este fim.

Também está na pauta a discussão e votação do projeto de resolução de autoria da presidente da Câmara, Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, que inclui a profissão de fotógrafo entre as possíveis para concessão de honraria da Câmara de Suzano, entregues anualmente no evento Profissionais do Ano. Segundo Gerice, é importante valorizar a profissão do fotógrafo pela “propagação de imagem, da fotorreportagem e da preservação da história perante a sociedade”.