Câmara de Suzano terá audiência de prestação de contas da Secretaria de Segurança Cidadã amanhã (14)

13 de junho de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados em suas cadeiras na Mesa Diretiva da Câmara, estão o vereador Joaquim Rosa (à esquerda da foto) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Loducca (falando ao microfone).

Amanhã (14), às 18 horas, a Câmara de Suzano terá a audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2022 da Secretaria de Segurança Cidadã. O link para o envio de perguntas ou dúvidas sobre a reunião já está disponível: audienciasonline.camarasuzano.sp.gov.br. O público também pode participar de forma presencial, no Plenário da Casa de Leis, que fica na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista.

A audiência será presidida pela Comissão Permanente de Segurança Pública do Legislativo, que tem como presidente a vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; como relator o parlamentar Jaime Siunte (PSDB); e como membro o vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

A partir deste ano, com a publicação da resolução 005/2021, as comissões permanentes da Câmara de Suzano (com exceção das comissões de Justiça e Redação e de Ética) realizam, no mínimo, uma audiência pública por semestre, para que o Executivo faça a prestação de contas sobre o respectivo assunto de sua pasta.

Audiência da Comissão de Economia

No final da tarde de hoje (13), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos fez a prestação de contas perante a Comissão de Economia da Câmara de Suzano. O secretário André Loducca apresentou os dados desde que passou a chefiar a pasta, em 2017.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Economia, vereador Joaquim Rosa (PL). Também estiveram presentes os vereadores Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Artur Takayama (PL); Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira.

Leandrinho disse que ficou contente com os dados apresentados por André Loducca e frisou a importância de os poderes Legislativo e Executivo trabalharem em conjunto, pois já é possível ver resultados trazidos por leis analisadas e aprovadas recentemente pela Câmara contribuindo com a entrada de novos investimentos no município. “Graças ao trabalho do governo, em parceria com a Câmara, Suzano é a bola da vez no Alto Tietê, com muitas construções comerciais e residenciais e solicitações de novas empresas”, afirmou o secretário. Entre as novas legislações, ele citou o Plano Diretor e as leis de Zoneamento e de Uso e Ocupação de Solo, além do portal de Geoprocessamento.

Já o vereador professor Edirlei perguntou o que pode ser feito para intensificar a entrada de pessoas que estão atuando na informalidade. Loducca disse que é feito um trabalho de estimular a formalização, já que o município conta com o Banco do Povo, que permite financiamento, e oferece cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O parlamentar Artur Takayama questionou se há alguma definição sobre o Projeto Cidade Limpa, já que há comerciantes que o procuraram informando que querem fazer mudanças na fachada, mas que temem ter que alterar novamente para atender a legislação. O secretário disse o Cidade Limpa está sendo discutido mas que haverá prazo para adequação.

O vereador Zé Oliveira perguntou sobre a instalação de bancos na região do Jardim Dona Benta, que tem se desenvolvido muito. Loducca disse que acredita que até o final deste ano a região norte terá uma agência bancária.