Chuvas: Vereadores pedem atenção para bairros afastados do centro de Suzano

16 de março de 2023

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereadores no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

As fortes tempestades da última semana foram novamente tema de debate da Câmara de Suzano. Na sessão ordinária de ontem (15), os vereadores pediram atenção da administração municipal para os bairros afastados do centro da cidade.

Segundo os parlamentares, as equipes da Prefeitura estão mobilizadas apenas na região central de Suzano. O vereador Rogerio Castilho (PSB), reclamou da situação do distrito de Palmeiras. Ele falou que há famílias “ilhadas” desde a última sexta-feira. “Os holofotes estão direcionados para o centro da cidade”, opinou.

O vereador Denis Claudio da Silva (União Brasil), o filho do Pedrinho do Mercado, ao mesmo tempo em que elogiou a ação do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) em relação aos danos causados pelas tempestades, reclamou sobre a situação nos bairros Jardim Monte Cristo, Suzanópolis, Jardim Márcia e parte do Jardim Imperador. Ele criticou, principalmente, a atuação da equipe do Cata-Treco. “Ver publicações nas redes sociais é muito fácil. Não estou entendendo o que está acontecendo com essa falta de agilidade ou de vontade com o Monte Cristo”, argumentou.

O vereador Max Eleno Benedito (Podemos), o Max do Futebol, citou o Parque Maria Helena e Maria de Maggi. “É triste a situação”.

Já o vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, reforçou o pedido feito na sessão de terça-feira (14) para a concessão de remissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos imóveis que foram atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas ocorridas nos últimos dias. Ele também parabenizou o deputado André do Prado (PL) pela eleição na disputa da presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que aconteceu na tarde de ontem.

Saúde

O vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, discursou sobre a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista, que está agendada para sábado (18). Ele disse que a unidade é um empreendimento histórico para Suzano e fez questão de falar sobre as emendas que os vereadores da Casa de Leis enviaram para a finalização da construção. Ele também elogiou a gestão de Ashiuchi que, segundo ele, “sabe administrar o dinheiro público com responsabilidade”. “Diferente do que acontece na Santa Casa. Quanto mais dinheiro se manda para lá, pior fica”, avaliou.

Pauta

Os vereadores aprovaram três itens. Entre eles, o projeto de lei que torna obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares. A proposta de legislação é de autoria do vereador Maizena.