Denúncia contra prefeito é arquivada pelos vereadores da Câmara de Suzano

6 de fevereiro de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados atrás da Mesa Diretiva da Câmara, da esquerda para a direita: o 1º secretário, professor Edirlei, a presidente da Câmara, Gerice, fala ao microfone, e o 2º secretário, Zé Lagoa.

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A denúncia protocolada nesta semana pelo vereador José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, contra o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), em relação ao aumento da passagem do transporte coletivo na cidade foi rejeitada pela maioria (16 votos contrários e apenas um 1 favorável) dos parlamentares na sessão ordinária de hoje (6). Sendo assim, o documento foi arquivado.

Antes da votação, o vereador denunciante teve que sair do Plenário, pois não poderia votar, segundo o Regimento Interno da Casa de Leis. O primeiro parlamentar a discursar sobre o assunto foi Lisandro Frederico (PSD). Ele pontuou alguns tópicos da denúncia e declarou ser favorável ao documento. “Não tenho bons pressentimentos”, disse.

O vereador Joaquim Rosa (PR) pontuou alguns tópicos do documento para contrariar os dados apresentados pelo parlamentar denunciante. “Eu acho complicado aceitar uma denúncia que eu encontrei alguns erros”, afirmou.

Já para o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, falou sobre revisão da lei municipal que trata sobre tarifa do transporte. “Se a lei não está clara, a Câmara tem que rever isso”, disse. “Temos que ver a ilegalidade e imoralidade desta questão. O erro foi ter concedido o aumento, em época de desemprego, no entanto é um ato legítimo do prefeito aumentar a passagem”, falou.

O parlamentar Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, classificou a denúncia como “jogada política”. “Minha opinião sobre a peça apresentada uma peça confusa e é uma jogada política para prejudicar o prefeito e os vereadores da base”, criticou. Com seu jeito inusitado de discursar na Tribuna, Jaime Siunte (PTB) disse que “a peça está morta”.

Para o vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, a denúncia é “politicagem barata para prejudicar o município”. “O prefeito tem que rever a parceria com alguns partidos. Vocês esqueceram que o vice (Walmir Pinto – PDT) dele é do mesmo partido do vereador denunciante?”, questionou.

Os vereadores Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, e Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, defenderam o prefeito e criticaram a denúncia.

Debate

Além da denúncia contra o prefeito, o requerimento de autoria do vereador Leandrinho, que solicita ao Executivo esclarecimento quanto ao procedimento adotado em relação ao processo seletivo realizado em janeiro que resultou na cobrança de R$ 180 dos candidatos para a realização de um exame psicossocial também gerou debate entre os parlamentares. Para Leandrinho e Joaquim, a prefeitura foi lesada. “Ela (prefeitura) foi enganada assim como as pessoas que pagaram o valor à empresa”, afirmaram. Já para os vereadores Denis, Lisandro, Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso e Netinho, o Executivo tem responsabilidade sobre a situação. “A administração municipal tem culpa sim deste estelionato”, defenderam os parlamentares.

Farda

A presidente da Câmara, a vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, comandou a primeira sessão ordinária deste ano vestindo uma farda de gala da Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Jamais me esquecerei de onde eu vim. Trabalhei em farol, já montei estrado de cama numa fábrica e sou policial militar. Hoje, estou aqui, como a primeira mulher a presidir a Câmara de Suzano e agradeço a todos que confiaram em mim para este novo desafio”, falou visivelmente emocionada.