Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

A Câmara de Suzano com o intuito de mobilização para que as informações digitais cheguem à todos, criou essa página para compartilhar informações sobre acessibilidade web.
O Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade (GAAD) é um dia dedicado a celebrar os esforços de acessibilidade digital existentes, além de fomentar conversas sobre a importância da inclusão para inspirar novas ações entre designers, desenvolvedores e líderes de tecnologia.
O GAAD, celebrado em 16 de maio deste ano, acontece anualmente na terceira quinta-feira de maio.

Desenvolvimento

No dia da Conscientização Mundial da Acessibilidade convidamos desenvolvedores e designers a visitar um site em que esteja envolvido na criação e faça um teste.Navegue em seu site e verifique se:
– Existe um indicador de foco visível (ou seja, você sabe onde você está) o tempo todo enquanto navega em cada tela usando as teclas tab e shift tab?

– Você consegue interagir com todos os elementos que recebem foco usando apenas o teclado?

– Se houver algum elemento que forneça funcionalidade se você passar o mouse sobre ele, como revelar uma dica de ferramenta ou um conjunto de ações, você poderá exibir isso estritamente usando apenas o teclado?

SE A RESPOSTA FOR NÃO, REPENSE SEU MODO DE DESENVOLVER

UMA WEB PARA TODOS

A acessibilidade digital visa também oferecer condições para que idosos, daltônicos, portadores de deficiência, usuários utilizando qualquer tipo de tecnologia de navegação, possam visitar e interagir com sites.

Aproveite o dia de hoje e faça um teste: desconecte o mouse e use apenas o teclado (guia tabulação / shift, teclas de seta, enter e barra de espaço) para navegar e interagir com seus sites e aplicativos favoritos. Se você usar um touchpad, trackpad ou método de entrada similar, desative-o e use o teclado.

Leis

O Brasil conta com algumas leis que são aliadas na promoção da acessibilidade na web.