Dois supermercados se adéquam à lei municipal e inserem símbolo do autismo nas placas de atendimento prioritário

16 de julho de 2018

Davó1 Nagumo

Fotos: AI Vereador professor Toninho Morgado

Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotos das placas de atendimento prioritário nos supermercados D’avó (à esquerda) e Nagumo (à direita), contendo os símbolos das pessoas com deficiência, idosos, gestantes, pessoas com criança de colo e autista.

Pelo menos dois supermercados de Suzano (D’avó Hiper e Nagumo) já se adequaram e passaram a adotar recentemente a “fita quebra-cabeça”, símbolo mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas placas de atendimento preferencial. A inserção do símbolo é em cumprimento à Lei municipal 5.133/2018, de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

Publicada em 25 de abril, a legislação dá o prazo de 180 dias para que os estabelecimentos passem a cumpri-la. Após esse período, quem não cumprir a legislação será multado pelos órgãos de fiscalização.

Aprovada por unanimidade pela Câmara de Suzano, a lei busca resguardar o direito nos termos da Lei Federal nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo essa legislação, as pessoas com autismo têm direto ao atendimento prioritário.

”Muitos estabelecimentos e familiares de pessoas com autismo desconhecem o beneficio”, argumentou Morgado na época. “As famílias relatam a dificuldade de entrar em filas prioritárias, pois é difícil identificar uma pessoa com autismo. A situação de uma fila, demorada e com muitas pessoas, é extremamente incômoda para um autista”, revelou o vereador.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. O autista pode ter em seu comportamento hiperatividade, agressões, impulsividade, irritabilidade, repetição de palavras e de ações.