Em sessão solene, Câmara de Suzano entrega homenagens a 21 profissionais da Segurança Pública

21 de abril de 2022


Descrição da imagem #PraCegoVer: na Mesa Diretiva, as autoridades presentes ao evento estão de pé e sorriem para a Câmara. Abaixo dela, no Plenário, estão os homenageados, com as fardas das suas corporações, segurando os diplomas e medalhas recebidos.

Foto: Ricardo Bittner

Em sessão solene, a Câmara de Suzano realizou a entrega de homenagens a 21 profissionais da Segurança Pública na noite de hoje (20). O presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, destacou que as honrarias foram indicadas com bastante mérito.

“A Medalha Tiradentes é a homenagem da Câmara de Suzano desde 2002. Além dela, hoje também tivemos o privilégio de conceder, nesta cerimônia, mais duas condecorações da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (Abfip): a Medalha Lei e Ordem e a Medalha Tiradentes”, explicou. É grande orgulho do Legislativo receber tantas pessoas”, disse ele, referindo-se ao público presente, em sua maioria composto pelos familiares dos homenageados.

Também estiveram presentes ao evento os vereadores Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Artur Takayama (PL); Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei; André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola; Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcelo da ONG; Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; Rogerio Castilho (PSB); e Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

Professor Edirlei falou em nome da Câmara de Suzano na sessão solene: “Cada um que está sendo laureado na noite de hoje vive as suas lutas, passa por dificuldades e momentos de sofrimento. Apesar de tudo isso, têm o objetivo de cumprir a missão que lhes foi designada, dando o melhor de si em prol do nosso país. Não estão aqui por acaso, são merecedores de reconhecimento”, afirmou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) ressaltou que as medalhas entregues são divididas pelos profissionais com suas famílias. “Esse prêmio tem várias mãos: mães, esposas, pais e filhos que convivem com essa carreira brilhante, que faz a diferença e é essencial na nossa sociedade. Nossa cidade se orgulha dos filhos da segurança pública que ela tem”, disse ele, citando um trecho do Hino a Suzano.

O policial militar Cleber Damião Estevam de Farias falou em nome dos homenageados. Ele também parabenizou as famílias dos profissionais da segurança e falou da satisfação que tem ao ver a diversificação das forças policiais. “São várias forças somadas e quem ganha é o cidadão suzanense”, afirmou.

Além dele, os homenageados com a Medalha Tiradentes da Câmara de Suzano desta edição foram a escrivã de polícia Vilma Aparecida Viana, o policial militar integrante do Corpo de Bombeiros Flavio Henrique Lacerda Santos, o guarda civil municipal Pierre Rego Barros, o policial militar rodoviário Anderson Raimundo de Oliveira e o instrutor do Tiro de Guerra de Suzano Leonardo de Oliveira Marques.

Já a Medalha Lei e Ordem da Abfip foi entregue aos policiais militares Thiago Machado Ramalho, Edvaldo Torres da Silva, Fernando Roberto Toledo, Allan Davis de Moraes, Oséias dos Santos Cerqueira, Roberto Freitas de Aquino, Tiago Viana de Almeida, Willian Carlos Rocha Nunes e Duilio Rodrigues da Silva.

E a Medalha Tiradentes da Abfip foi outorgada aos policiais militares Osório Rodrigues Filho, Felipe Lopes Martins, Cesar Augusto Fonseca, Alysson Santana da Silva e Diego Josias da Silva, além do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Suzano Norte, Roberto Kobayashi.

Além de Leandrinho e Ashiuchi, compuseram a mesa de autoridades da sessão solene o capitão da Polícia Militar Carlos Eduardo Ramalho, comandante da 4ª Companhia do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano; o tenente-coronel Pedro Luís de Souza Lopes, comandante do 6° Batalhão Rodoviário da PM; o capitão Marcos Vinícius Carbonel, comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Suzano; o subtenente Eduardo da Silva Rocha, chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Suzano; e Cristian Ricardo Sivera, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano.

Sessão ordinária

Na sessão ordinária, também realizada na noite de hoje, três vereadores fizeram uso da Tribuna Livre. O parlamentar Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt, falou que se reuniu na segunda-feira (18) com o deputado federal Marcio Alvino (PL), solicitando a implantação de um centro de bem-estar animal no município. “Foi uma reunião muito produtiva e tenho a esperança de que, em breve, esta será uma conquista para nosso município” disse. “Só quem tem seus animais sabe o quanto é difícil pagar por atendimento veterinário.”

A vereadora Gerice Lione contou que fez uma reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi na semana passada sobre a creche do Jardim Brasil, cuja estrutura precária constantemente é destacada pelos parlamentares em sessões da Câmara. “Tive boas notícias. Indiquei um local para a creche e, de imediato, o prefeito pediu para uma equipe verificar a possibilidade de construção. Mas, independentemente disso, o prefeito disse que ou vai encontrar um novo prédio para deslocar as crianças ou ainda fazer uma reforma no local atual”, explicou.

Já Pacola elogiou o anúncio feito no final de semana passado, das obras de recapeamento em 30 ruas do Jardim Revista, com uma verba de mais de R$ 16 milhões do governo estadual. O início dos trabalhos está previsto para a próxima semana. “Há muitos anos aguardávamos ansiosamente”, disse Pacola.

O projeto de decreto legislativo para concessão da Medalha Antônio Marques Figueira a Rodrigo Wallace Ramos Barbosa, de autoria do vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, também foi aprovado na sessão. A pedido do vereador Max Eleno Benedito (Podemos), o Max do Futebol, a votação do projeto de lei complementar do Executivo que altera o anexo II – Parâmetros de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo que regulamentou a Zona de Intervenção Urbana A (Zepiu – A) foi adiada por 60 dias por 12 votos favoráveis e seis votos contrários.