Em uma semana, Câmara recebe 180 visitantes para exposição

12 de abril de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: Alunos da Escola Municipal Ruy Ferreira Guimarães, com a professora Janaína Fernandes, durante visita que ocorreu no período da tarde. No fundo, quadros dos ex-presidentes da Câmara de Suzano.

Na primeira semana de visitação, o Legislativo suzanense recebeu 180 pessoas para conhecer a exposição “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano”. Nesta sexta (11), estiveram na Casa de Leis alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental A e C da Escola Municipal Ruy Ferreira Guimarães, do Jardim São Bernardino. A presidente da Casa de Leis, Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, acompanhou as visitas.

“A visita é importante para que eles tenham ideia de como funciona a Câmara, onde os vereadores ficam”, disse a professora Janaína Fernandes, que acompanhou a turma de estudantes do período da tarde.

Os alunos que participam da exposição recebem explicações sobre o papel do Legislativo e levam para casa um exemplar do livreto “Como Funciona a Câmara”. Todos também recebem um certificado de participação.

A exposição

Realizada pelo segundo ano consecutivo dentro das comemorações do aniversário do município, a exposição tem como objetivos resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da nossa cidade e abrir a Casa de Leis para a população.

Entre os objetos e documentos que compõem a mostra, está a ata da primeira sessão da Câmara, realizada em 2 de abril de 1949. Há ainda as fotos e uma pequena biografia das 17 mulheres que ocuparam uma cadeira na Casa de Leis suzanense desde a emancipação do município, há 70 anos. A exposição também conta com uma linha do tempo sobre a luta para a conquista do direito ao voto feminino.

O público também pode conferir a Galeria dos Presidentes, que contém as fotos de todos os ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas.

A exposição é aberta ao público em geral e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas pelo portal do Legislativo suzanense: www.camarasuzano.sp.gov.br. Os alunos recebem certificados e, no caso de universitários, a atividade poderá contar como hora complementar.

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A exposição fica no 1º andar do Palácio “Deputado José de Souza Candido” (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista).

Descrição da imagem #PraCegoVer: A presidente da Câmara, Gerice Lione (PR), a esposa do prefeito da academia, posa para fotos com alunos da Escola Municipal Ruy Ferreira Guimarães, durante a visita que ocorreu no período da manhã.