Entrega de medalhas e homenagens às mulheres marcam 1ª sessão solene do ano da Câmara de Suzano

29 de março de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: autoridades, vereadores e mulheres homenageadas. Todos em pé, no Plenário da Câmara.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano realizou na noite de hoje (28) a primeira sessão solene do ano. Foi entregue a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni” à primeira-dama e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e do Fundo Social de Solidariedade (Fuss), Larissa Ashiuchi, e à policial militar reformada Maria Alice Porfirio da Silva.

Além disso, ainda hoje, a Câmara homenageou 22 personalidades pela participação no Projeto Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano, vinculado ao Saspe, que tem o objetivo de resgatar o pioneirismo de mulheres e grupos femininos que construíram história no município. As homenageadas foram: Esther Hidalgo Leite Rondinelli (in memoriam), que foi representada por sua filha Regina Rondinelli, e Marília Gomes Mathias, da Rede Feminina de Combate ao Câncer; as advogadas Celina Silva, Sandra Lopes Nogueira, Maria Margarida Mesquita, Jaqueline Mendes Ferreira e Patrícia Braga, da Comissão Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano; Sílvia Rangel, da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae); as guardas civis municipais Rosemary Ferreira Caxito e Jacqueline de Lima, respectivamente comandante e coordenadora da Patrulha Maria da Penha; a intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Claudia Adriana Oliveira; a advogada Elvira Molteni Pavésio; a jornalista Edmara Martins Soares; a cozinheira escolar Silmara Moraes; a advogada Sueleide Pereira Serafim Cirino de Oliveira, do Grupo Apoio Autista; Graziella Porfírio, da Organização Não Governamental (ONG) Esperança e Destino; Sônia Matsumura Kudeken, representante do Lian Gong; Cleomarcia de Oliveira Silva Barbosa, da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadevis); Claudinéia da Silva Machado, diretora geral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); a empreendedora Michele Oliveira; a voluntária Shirley Rodrigues; e Luciana Souza dos Santos Cavalcante, do curso Promotoras Legais Populares.

O vereador Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde, disse que a homenagem é resultado do trabalho feito pelas mulheres para Suzano.

A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, não poupou elogios à policial reformada Maria Alice Porfirio da Silva. As duas trabalharam juntas no 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano e Gerice ressaltou o trabalho como intérprete de Libras feito por Maria Alice. “Ela é mais do que merecedora desta homenagem”, disse.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), discursou sobre as histórias de cada homenageada. “Várias histórias, várias caminhadas que engrandecem os 73 anos de Suzano. Cidade se orgulha das filhas que têm”, afirmou.

Já o presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, falou que vê com entusiasmo os avanços que têm sido empreendidos em Suzano para a conquista da igualdade entre homens e mulheres. Ele citou como exemplo, o curso Promotoras Legais Populares, que está em sua décima edição, e a Patrulha Maria da Penha, que em sete anos de existência em Suzano se tornou uma referência nacional por seus excelentes resultados. “Nós, vereadores, também temos buscado dar nossa contribuição para a ampliação dos direitos das mulheres, para que possamos reduzir as diferenças e o preconceito que ainda existem na sociedade. Entre os exemplos mais recentes, estão as leis que entraram em vigor por iniciativa do Legislativo, como a que criou a política de conscientização sobre a menstruação e a distribuição de absorventes higiênicos; a lei que obriga a divulgação do disque-denúncia de violência, abuso e exploração sexual contra a mulher; e a legislação que institui a campanha check-up geral das mulheres, para alertar e orientar sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças”, ressaltou.

Medalha

Criada pela vereadora Gerice em 2019, a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni” é entregue a mulheres da cidade de Suzano que tenham se destacado por suas ações em prol da sociedade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A honraria leva o nome da primeira vereadora do Legislativo suzanense.

Participaram da sessão solene os seguintes vereadores: Artur Takayama (PL); Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira e Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.