Estudantes recebem cartilha “Como funciona a Câmara” em visita à exposição sobre a história do Legislativo

27 de abril de 2018

Visita Lumbini 27-4-18 001 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: grupo de alunos que fez a visita pela manhã posa para foto na sala da exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”, tendo ao fundo parte das fotos que compõem a Galeria dos Presidentes. Foto: Ricardo Bittner

Os estudantes que visitam a exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”, realizada na sede do Legislativo suzanense até 25 de maio, recebem um exemplar da cartilha “Como funciona a Câmara”. O material explica o papel da Casa de Leis e dos vereadores, a importância das leis e da participação popular.

Em seu primeiro dia após a abertura oficial, realizada na noite de ontem (26), 54 alunos do Colégio Lumbini fizeram uma visita guiada à Câmara e à exposição nos períodos da manhã e da tarde. Eles foram recebidos pela diretora de Comunicação da Casa de Leis, Vivian Turcato, que apresentou o Plenário e a Galeria do Palácio “Deputado José Souza Candido”, além dos gabinetes dos vereadores e o espaço da mostra, localizado no 1º andar. Todos puderam fazer perguntas e tirar fotografias.

Segundo a professora de História Ana Maria Fernandes, que acompanhou os alunos na visita, a atividade foi direcionada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental porque complementa o que está sendo estudando em sala de aula. “Eles estão estudando os filósofos do Iluminismo, cujas ideias contribuíram para a divisão entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)”, detalhou. “É interessante fazer esta conexão e ver como funciona a política”, completou.

O aluno Mateus Nogueira Vidal, de 12 anos, disse que a atividade ajuda a entender melhor o conteúdo das aulas. “Tirei foto de tudo porque achei muito interessante”, afirmou.

Visita Lumbini 27-4-18 002 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, grupo de alunos que fez a visita à tarde posa para foto na sala da exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”, tendo ao fundo parte das fotos que compõem a Galeria dos Presidentes. Foto: Ricardo Bittner

A exposição

A exposição tem como objetivos resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da nossa cidade e abrir a Casa de Leis para a população.

Entre os objetos e documentos que compõem a mostra, está a ata da primeira sessão da Câmara, realizada em 2 de abril de 1949. Há ainda 25 fotos que traçam uma linha do tempo do Legislativo suzanense. Alguns materiais podem ser manuseados pelos visitantes.

O público também poderá conferir a Galeria dos Presidentes, que contém as fotos de todos os ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas.

A exposição é aberta ao público em geral e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas pelo portal do Legislativo suzanense: www.camarasuzano.sp.gov.br. Os alunos recebem certificados e, no caso de universitários, a atividade poderá contar como hora complementar.

A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Visita Lumbini 27-4-18 004 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, grupo de alunos observa documentos e fotos que fazem parte da exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”. Foto: Ricardo Bittner