Exposição “Mulheres no Legislativo” será aberta amanhã na Câmara de Suzano

4 de abril de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: À esquerda, vereador professor Edirlei (PSD). À direita, a presidente da Câmara, vereadora Gerice Lione (PR). Os vereadores respondem perguntas durante entrevista coletiva realizada esta tarde (4) na Câmara de Suzano.

Foto: Ricardo Bittner.

A Câmara de Suzano realiza amanhã (5), às 19 horas, sessão solene para a abertura da exposição “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano”, que é comemorativa aos 70 anos do município. As 17 vereadoras que já ocuparam uma cadeira na Casa de Leis foram convidadas e receberão uma homenagem no evento. A mostra poderá ser visitada de 8 de abril a 3 de maio.

A presidente da Câmara, vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, apresentou a exposição à imprensa na tarde de hoje (4). A mostra é composta por fotos das antigas e atuais vereadoras suzanenses, uma linha do tempo sobre a luta das mulheres pelo direito de votar e serem votadas e alguns objetos históricos do Legislativo.

“Sabemos da luta da mulher para participar da política, por isso tive o cuidado de prestigiar essas mulheres que já passaram por aqui. Essas vereadoras fizeram história no município e não podemos nos esquecer”, revelou Gerice sobre a escolha do tema da exposição.

A presidente da Câmara também falou que a mostra pode servir de estímulo para que mais mulheres se sintam encorajadas a participar da política: “Nós temos os mesmos direitos, somos seres humanos iguais e temos a possibilidade de sermos o que quisermos”.

Gerice ainda destacou que a exposição tem caráter pedagógico, por trazer estudantes para conhecer a Câmara e por valorizar o passado do município: “É uma forma de ensinar aos alunos sobre a história da nossa cidade”. Ela adiantou que algumas escolas públicas e particulares já confirmaram visitas guiadas à mostra. Todos os estudantes que participarem receberão certificado e o livreto “Como funciona a Câmara”, que explica sobre o papel dos vereadores e do Legislativo de Suzano.

O vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, primeiro secretário da Câmara, também participou da coletiva à imprensa e

disse que a exposição é uma oportunidade de se trabalhar duas temáticas: a cidadania e o protagonismo feminino: “É uma forma de os alunos se apropriarem desse espaço e gerar essa consciência crítica de que a Câmara é lugar do munícipe”, completou.

Memorial

A presidente do Legislativo também informou que irá colocar em prática o Memorial Histórico e Cultural da Câmara de Suzano, criado por meio de resolução em maio de 2014. O projeto é de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito de Suzano, Walmir Pinto (PDT). “Vamos tirar esse projeto do papel. Já criamos uma comissão de funcionários da Câmara para dar andamento a isso”, afirmou Gerice.

O Memorial Histórico e Cultural recebeu o nome de Vereador e Professor Paulo Antônio de Lima Caldas e tem entre suas atribuições resgatar a história da Câmara de Suzano, despertar o interesse da população pela Casa de Leis e de seus vereadores e contribuir para a valorização do Poder Legislativo Municipal, além de coletar e disponibilizar todo o acervo documental da Casa de Leis.

EXPOSIÇÃO “MULHERES NO LEGISLATIVO: HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA CÂMARA DE SUZANO”

Local: Palácio “Deputado José de Souza Candido”

Endereço: rua dos Três Poderes, 65, 1º andar – Jardim Paulista

Abertura: 5 de abril de 2019, às 19 horas