Fase vermelha: Câmara de Suzano adota novas medidas contra o coronavírus e restringe o acesso do público a partir de segunda (8)

5 de março de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: foto da fachada da Câmara de Suzano, com bandeiras hasteadas na lateral e céu azul ao fundo.

A Mesa Diretiva da Câmara de Suzano, comandada pelo vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, restringirá o acesso do público na Casa de Leis a partir de segunda-feira (8), como medida para conter o avanço da Covid-19 (novo coronavírus) no município. Com o aumento de casos e de internações, todo o Estado retornará para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir da meia-noite desta sexta (5).

De acordo com o ato da Mesa Diretiva 007/2021, publicado hoje no Diário Oficial Eletrônico do Município, as sessões ordinárias, extraordinárias ou audiências públicas serão realizadas sem acesso do público, que poderá acompanhar os trabalhos ao vivo de forma online, pelo canal do YouTube do Legislativo (www.youtube.com/c/TVCâmaraDeSuzano). Já o acesso do público às dependências da Câmara de Suzano de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, só será permitido com pré-agendamento e está limitado a 40% da capacidade de atendimento por gabinete. Os vereadores atenderão apenas um munícipe por vez e cabe aos parlamentares observarem o cumprimento da restrição. O uso de máscara de proteção facial continua sendo obrigatório no Legislativo.

É vedado o ingresso de pessoa contaminada pelo coronavírus ou com suspeita de contaminação. Também é restrito o ingresso de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, sejam elas funcionárias ou visitantes. No caso dos servidores públicos, eles deverão exercer suas atividades, sempre que possível, no sistema de home office.

De acordo com ato, podem continuar afastados administrativamente funcionários que fazem parte do chamado grupo de risco da Covid-19, que são os portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico, bem como gestantes e com filhos menores de um ano. Os demais funcionários da Casa de Leis poderão, a critério de suas diretorias, realizar suas atividades em home office, em sistema de rodízio, desde que atuem de forma presencial três dias por semana.

O documento ainda mantém suspensa a realização, nas dependências da Câmara de Suzano, de eventos coletivos, relacionados ou não às atividades legislativas. Sendo assim, não serão realizadas sessões solenes, bem como eventos de lideranças partidárias e frentes parlamentares, visitas institucionais e exposição histórica do Legislativo. Para evitar a tramitação de documentos em papel, as comunicações entre os departamentos serão feitas de forma eletrônica.

“Precisamos evitar um colapso no sistema de saúde em nosso município, por isso é necessário evitar a circulação de pessoas e tomar medidas para proteger quem faz parte dos grupos de risco da doença”, afirmou Leandrinho. “Isso não impedirá os vereadores de continuarem exercendo seu trabalho em prol da população”, destacou.

Além dele, também assinam o ato da Mesa Diretiva os vereadores Antonio Rafael Morgado (PDT), primeiro-secretário da Casa de Leis, e Jaime Siunte (PSDB), segundo-secretário do Legislativo.