Guarda Mirim entrega propostas do projeto “Voto Consciente” ao presidente da Câmara

9 de maio de 2018

Projeto Vereador por um Dia 9-5-18 005 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé no plenário da Câmara, o presidente da Câmara, Leandrinho, ao lado do presidente da Guarda Mirim, Natal José Francisco, posam para a foto tendo ao fundo os jovens eleitos prefeito, vice-prefeita e vereadores. Ao fundo, na Galeria, estão de pé os demais aspirantes da Guarda Mirim, todos de azul. Foto: Ricardo Bittner.

A Guarda Mirim de Suzano entregou ao presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, a síntese das propostas elaboradas pelos aspirantes da 62ª turma da entidade que participaram do projeto “Voto Consciente”. As sugestões são nas áreas de trabalho, meio ambiente, educação, transporte e saúde.

A entrega do documento foi feita na manhã de hoje (9), durante a realização do “Vereador por Um Dia”, no Plenário da Casa de Leis. Na cerimônia, foram empossados os aspirantes eleitos como prefeito, vice-prefeita e vereadores pela instituição. Eles também usaram a Tribuna da Câmara para discursar.

O presidente da Câmara disse que irá analisar com cuidado as propostas entregues pelos aspirantes: “Vocês são o futuro da nossa política e essa conscientização é muito importante”, salientou.

Para Leandrinho, o “Vereador por Um Dia” é um dos projetos mais importantes que a Casa de Leis recebe ao longo do ano. “É importante porque traz para a Câmara nossos jovens, nosso futuro de Suzano e do Brasil. A participação popular nos trabalhos do Legislativo é algo fundamental”, afirmou. “Parabenizo a Guarda Mirim pela continuidade desta ação e espero que os aspirantes levem estes ensinamentos para toda a vida e repassem para as suas famílias. Quem sabe, um dia esses jovens retornarão para ocupar de fato uma dessas cadeiras como vereadores”, completou.

A cerimônia

Eleito prefeito no projeto com 64 votos, Vinícius Yasuji Koyama destacou a importância do “Voto Consciente” em seu discurso. “Conhecíamos a ponta do iceberg, mas com na Guarda Mirim aprendemos um pouco mais o significado da política”, disse. A vice-prefeita eleita, Erika de Souza Santos, agradeceu os votos recebidos.

Cibelle Fernandes de Camargo, vereadora mais votada desta edição do “Voto Consciente”, com 27 votos, assumiu os trabalhos no lugar de Leandrinho durante parte do evento. “O projeto foi muito inspirador e de muito aprendizado para a política”, revelou.

Também discursaram os aspirantes eleitos vereadores no “Voto Consciente”, Gabriel Augusto da Silva, Adão Gomes da Silva Junior e Esther Soares da Rocha. Todos elogiaram o projeto e destacaram o aprendizado obtido durante o curso, que é ministrado por meio de uma parceria da Guarda Mirim de Suzano com a Fundação Konrad Adenauer.

Há mais de 20 anos à frente da Guarda Mirim de Suzano, Natal José Francisco deu os parabéns a todos os aspirantes que participaram do projeto e destacou a importância do “Voto Consciente” para despertar o interesse dos jovens pela política e pela cidadania. “O projeto é transformador”, afirmou.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, ressaltou que a Guarda Mirim realiza um “trabalho social imensurável”. O parlamentar Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, desejou que os aspirantes tenham uma “trajetória de vitória, conquista e sucesso”.

A vereadora Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul, também participou da cerimônia.

A Guarda Mirim realiza o “Voto Consciente” a cada semestre, com o objetivo de apresentar aos jovens de 15 e 16 anos que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania.