Lojas maçônicas são homenageadas na Câmara de Suzano

21 de agosto de 2018

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé no Plenário da Câmara, segurando os diplomas recebidos na sessão solene do Dia do Maçom, os veneráveis mestres de cinco lojas maçônicas de Suzano posam para a foto. Entre eles estão o presidente da Câmara, o vereador Leandrinho (PR); o vice-presidente da Casa de Leis, Rogério da Van (PRP); o secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Viana; e o historiador Suami de Paula Azevedo. Todos usam roupa social. Foto: Ricardo Bittner.

A Câmara de Suzano homenageou na noite de hoje (20) as lojas maçônicas da cidade, em sessão solene no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e foi comandada pelo presidente do Legislativo, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho. Também participaram os vereadores Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa; e Lisandro Frederico (PSD).

Receberam a honraria da Casa de Leis os veneráveis mestres Hebert Ailton Stefano da Silva, da Loja Maçônica Guardiões da Virtude número 320; Rodrigo João Malta de Magalhães Monteiro, da Loja Maçônica Campos de Mirambava número 3021; Rodrigo Guarizo Castro de Mello, da Loja Maçônica Luz e Caridade número 181; Bruno Pessoa Dantas, da Loja Maçônica 2 de Abril número 379; e Antônio Carlos Cirino, da Loja Maçônica 31 de Março II número 2002.

Discursando em nome dos homenageados, o historiador Suami de Paula Azevedo lembrou que a maçonaria está presente no Brasil desde a independência, em 1822. “Estamos comemorando uma ordem vinculada radicalmente à sociedade brasileira”, afirmou.

Ele também ressaltou os princípios da maçonaria no evento, como liberdade, igualdade e fraternidade; o combate à ignorância; aos preconceitos e aos vícios; a prática da justiça; e a moral e a ética. “A ordem maçônica faz a defesa da democracia”, disse Azevedo.

O historiador ainda fez um resgate da fundação do município de Suzano para destacar a presença da maçonaria desde aquele tempo. “É centenária a ligação da maçonaria com a cidade”, revelou ele, dizendo que todas as ruas centrais do município, que compõem o mapa do primeiro arruamento da então chamada Vila da Concórdia, apresentam nomes de maçons: Campos Sales, Prudente de Moraes, Marechal Deodoro, Benjamin Constant e General Francisco Glicério. “Todo o centro de Suzano, em 1890, está vinculado à maçonaria. Não podemos fingir que isso não existe”, completou.

Representando o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) no evento, o secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, buscou a origem da palavra maçom, que significa “pedreiro”, para mostrar a importância da ordem para a construção da cidade. “Entendo que é função da maçonaria ajudar a construir a nossa sociedade, um governo melhor, uma comunidade em que todos possam conviver em união”, afirmou.

O presidente da Câmara disse ser um privilégio realizar mais uma sessão solene em comemoração ao Dia do Maçom, data que é parte do calendário oficial de eventos do município desde 1999, por iniciativa do então vereador Edmir Pereira Vidal – que também esteve presente ao evento e compôs a mesa de autoridades. “Sabemos que os maçons são discretos em sua atuação. Porém, desenvolvem um trabalho social muito importante, e isso deve ser sempre valorizado e ressaltado”, destacou Leandrinho. “Trata-se de um ato de amor ao próximo, com um objetivo nobre: trabalhar no presente para termos uma sociedade melhor no futuro”, completou.

Também fez parte da mesa de autoridades do evento o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Wellington da Silva Santos.