Mulheres recebem homenagem em sessão solene na Câmara de Suzano

23 de março de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: homenageadas posam para a foto segurando quadros com a moção de aplauso no Plenário da Câmara, junto aos vereadores e demais autoridades presentes ao evento. Todos usam roupas sociais.

Com o Plenário cheio, a Câmara de Suzano realizou na noite de hoje (22) uma sessão solene em homenagem às mulheres. A secretária de Administração Cintia Renata Lira recebeu a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni”, entregue pelo Legislativo a mulheres da cidade que se destacam por ações em prol da sociedade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, Joaquim Rosa (PL). Ele é o autor do decreto legislativo que resultou na homenagem, assim como da moção de aplauso entregue às outras dez mulheres condecoradas na noite. Emocionado, ele destacou as dificuldades encontradas pelas mulheres para obterem reconhecimento. “Isso torna o trabalho das senhoras ainda mais relevante, pois contribui para quebrar essas barreiras”, afirmou.

A vereadora Gerice Lione (PL), esposa do Prefeito da Academia, falou em nome do Legislativo no evento. Ela também recebeu a homenagem na área de Segurança e Políticas Públicas por fazer parte do Projeto Mulheres Fazendo História, que está em sua quarta edição e tem o objetivo de resgatar o pioneirismo de mulheres e grupos femininos que construíram e continuam construindo a história no município. “Quero parabenizar e agradecer todas por transmitirem diferentes histórias de vida, mas com o único intuito de contribuir para o bem comum”, disse.

Autora do decreto legislativo, Gerice disse que, quando criou a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni”, foi para honrar mulheres como Cintia, que ela descreveu como “guerreira, profissional, competente e com garra”. “Assim como eu, que sou a única mulher nesta Casa de Leis, Cintia é a única secretária (na administração municipal). Por experiência própria, sei que não é fácil ser a única mulher em um ambiente político, mas com todo seu potencial, ela cada vez deixa mais claro seu potencial de gestão”, afirmou.

Também participaram do evento os vereadores Artur Takayama (PL); Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Fábio Diniz (PTB); Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; e Rogerio Castilho (PSB).

Sensibilizada com a homenagem, Cintia ressaltou o valor que a Medalha Augustinha Raphaela Maida Molteni tem para ela: “Me sinto extremamente feliz por ser reconhecida pela Casa de Leis. Esta medalha é pequena no tamanho, mas enorme no sentido”, afirmou.

A primeira-dama Larissa Ashiuchi, presidente do Fundo Social de Solidariedade e diretora do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), falou em nome do Executivo na sessão solene. “Nós mulheres fazemos história todos os dias, cada uma no seu segmento, com sua característica e particularidade”, disse ela, destacando que as homenageadas são escolhidas por meio de uma votação da comunidade.

Elzilene Cruz de Souza, que recebeu a homenagem na área de Voluntariado, falou em nome das homenageadas. “Sermos as homenageadas aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em poder seguir contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e igual.”

Além de Larissa, Gerice e Elzilene, receberam a moção de aplauso Graziella Porfírio (Inclusão Social); Claudinéia da Silva Machado (Educação); Ana Santana (Comunidade); Alice Keiko Konishi (Saúde e Bem-estar); e Francine Drumond (Superação e Direitos). A coordenadora do Projeto Mulheres Fazendo História em Suzano, Sandra Lopes Nogueira, não pode estar presente e enviou uma mensagem que foi lida durante a sessão solene. Outra homenageada que não pode comparecer foi a ex-deputada federal Katia Sastre.

O chefe de instrução do Tiro de Guerra de Suzano, sargento Oliveira Marques, também compôs a mesa de autoridades do evento.