Munícipes enviam perguntas online para secretário de Saúde durante audiência pública na Câmara de Suzano

26 de fevereiro de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: foto da Mesa Diretiva da Câmara de Suzano, tendo ao centro o secretário de Saúde, Pedro Ishi, falando ao microfone. Do seu lado direito está o presidente da Câmara, Leandrinho, e ao seu lado esquerdo, a diretora técnica da Saúde, Tânia Porfírio.

Foto: Vivian Turcato

Na primeira audiência pública de 2021, 14 munícipes enviaram perguntas de forma online, por meio de uma ferramenta lançada esta semana pela Câmara de Suzano, para serem feitas ao secretário de Saúde, Pedro Ishi. A reunião foi realizada na manhã de hoje (26), no Plenário da Casa de Leis, e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.

“A aplicação foi uma maneira que a Câmara de Suzano encontrou para aumentar a participação da população nas audiências públicas. Foi idealizada e desenvolvida sem nenhum custo à Casa de Leis”, explicou o parlamentar.

Entre as perguntas enviadas pelos munícipes para serem respondidas pelo secretário de Saúde, muitas se referiam a ações em relação ao novo coronavírus, como protocolos adotados em Suzano para pacientes com sequelas da doença, recursos recebidos do governo federal para o combate à enfermidade, motivo para desativação do hospital de campanha, atuação com pessoas em situação de rua para prevenção à Covid-19 e cronograma de vacinação.

A maior parte dos questionamentos feitos pelos vereadores ao secretário de Saúde também se referiam ao novo coronavírus. O presidente da Casa de Leis perguntou sobre a transferência de capital recebidas pelo município e as áreas em que os valores foram investidos. Ele também questionou sobre um repasse recebido do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para esta finalidade, e foi informado que o órgão repassou excepcionalmente valores de multas a vários municípios, devido às dificuldades orçamentárias para o combate à doença. Leandrinho disse ainda que a Câmara enviou um documento à Prefeitura solicitando informações detalhadas sobre a vacinação, para que o Legislativo cumpra seu papel de fiscalização.

O vereador Joaquim Rosa (PL) elogiou a apresentação de Pedro Ishi e se colocou à disposição para colaborar com a área da Saúde, com a destinação de emendas parlamentares.

O parlamentar José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira também parabenizou o secretário e pediu informação sobre a garantia da segunda dose da vacina contra a covid-19 para quem já recebeu a primeira. De acordo com Ishi, a Prefeitura não faz o armazenamento das doses, mas elas estão sendo entregues pelo Ministério da Saúde.

Artur Takayama (PL) perguntou sobre a dificuldade que os munícipes têm sobre a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. O secretário informou que a pasta tem um plano de vacinação, mas que o cronograma depende da entrega das vacinas.

O parlamentar André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, também questionou sobre a vacinação para idosos com mais de 80 anos e se o município está se preparando para comprar vacinas, caso uma lei permitindo a aquisição entre em vigor, e recebeu a informação de que o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) já fez um documento de intenção de compra a uma empresa e aguarda a sanção da legislação para dar andamento às negociações.

Max Eleno Benedito (PODE), o Max do Futebol, questionou sobre o planejamento da ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Maria Helena. Já Rogerio Castilho (PSB) perguntou sobre as ações na área de Odontologia e o déficit de funcionários da área da Saúde.

O vereador Jaime Siunte (PSDB) destacou a importância do trabalho da Saúde Mental e se colocou à disposição para auxiliar em um trabalho específico nesta área. O parlamentar Márcio Malt questionou o tempo que os munícipes têm levado entre o agendamento de consultas, exames e procedimentos na rede de Saúde.

Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, pediu um posicionamento sobre as obras da UBS do Boa Vista, bem como da Clínica da Família do Jardim Revista.

O vereador Lazário Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, pediu para que o secretário esclarecesse a dúvida de um munícipe que não encontrou remédio na UBS, e foi informado por Ishi que houve um problema em todo o país com o fornecimento de matéria-prima para a produção de alguns medicamentos.

Também compuseram a mesa da audiência a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomioka, e a diretora técnica da Secretaria de Saúde, Tânia Porfírio.