“Outubro Rosa” agora é lei em Suzano

2 de maio de 2018

Sessão Ordinária 25-4-18 002 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereador Joaquim Rosa fala ao microfone da Tribuna da Câmara, com bandeiras ao fundo. Foto: Ricardo Bittner.

A realização de atividades de conscientização para prevenção do câncer de mama no mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, agora é lei em Suzano. A propositura de autoria do vereador Joaquim Rosa (PR) foi aprovada pela Câmara e publicada sábado passado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).

Entre as ações sugeridas pelo vereador na legislação está a veiculação de campanhas de mídia, colocando à disposição da população informações sobre a prevenção ao câncer de mama.

Ao propor a criação da lei, o vereador explicou que há um movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa”, celebrado em todo o mundo. “O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades”, disse na justificativa.

O parlamentar completou que a popularidade do “Outubro Rosa” alcançou o mundo de forma “elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa”.

Joaquim Rosa destaca que o câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil casos por ano. “As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado”, diz.