Pioneira volta a ser alvo de críticas dos vereadores de Suzano em sessão desta quarta

3 de março de 2021

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadores no Plenário da Câmara de Suzano

Crédito da foto: Vivian Turcato/Câmara de Suzano

O Grupo Pioneira, responsável pela limpeza urbana no município, voltou a ser alvo de críticas dos vereadores de Suzano na sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (3). O presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, fez uso da Tribuna da Casa para mostrar a sua indignação com a falta de zeladoria no município. “Não é problema do bairro A, B ou C. Todos nós vereadores estamos recebendo reclamação”, disse ele, referindo-se à falta de manutenção.

Ele citou como exemplo o Corredor Ecológico do Jardim Revista, que “está a selva de Suzano” e mostrou foto de uma abóbora que cresceu em uma calçada por falta de limpeza. “Se não quer empregar, não quer colocar equipamento de qualidade, dê oportunidade para outra empresa que queira trabalhar e contratar pessoas que queiram trabalhar”, completou ele, que também pediu providências do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) em relação ao problema.

Já o vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, reclamou da empresa ao falar da modernização da avenida Brasil. “A via tem tudo para se tornar um cartão postal da cidade, tem ciclovia, mas é uma pena: quem olha para a calçada, vê mato de um metro de altura”, revelou.

O parlamentar Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt, destacou na Tribuna um requerimento de sua autoria em que pede ao prefeito informações sobre o contrato e as notas fiscais da coleta seletiva realizada Pioneira. “É um serviço que eu nunca vi, que não conheço”, disse ele, que informou que a Central de Triagem de Resíduos trabalha muito abaixo da sua capacidade por não receber o material de coleta seletiva. “Se a Pioneira estivesse levando o trabalho para processar, a renda dos cooperados seria outra”, afirmou.

O vereador Fábio Diniz (PTB) disse que na avenida Guilherme Garijo há um “matagal tomando conta de tudo”. O parlamentar Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, disse que a Pioneira presta um “desserviço” com dinheiro público e lembrou que já solicitou ao Executivo as notas de serviços prestados pela empresa “Vou seguir fiscalizando a empresa”, afirmou.

Durante o uso da Tribuna, o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, fez um apelo ao secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, para limpar o córrego do Parque Buenos Aires, no Distrito de Palmeiras, que há um mês sofreu com uma enchente. “Infelizmente o serviço ainda não foi feito. A cada chuva, a água começa a subir e a comunidade se preocupa”, disse.

Já o parlamentar Rogério Castilho (PSB) falou na Tribuna sobre dois requerimentos aprovados na sessão que solicitam ao Executivo estudos para a implantação de creches comunitárias nos bairros Jardim Dora e Chácaras Duchen, no Distrito de Palmeiras. “Vejo o sofrimento das mães, que querem trabalhar e não têm onde deixar o filho. Jardim Dora e Chácaras Duchen são pontos estratégicos, e em constante crescimento”, afirmou.

O vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, pediu apoio dos demais parlamentares para continuar com os projetos de castração de animais. Ele ainda falou sobre um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, de autoria do deputado delegado Bruno Lima (PSL), que inclui conteúdos de direito dos animais e proteção animal no programa curricular das escolas públicas estaduais. “Quero parabenizar o deputado e utilizar o mesmo critério para as escolas municipais da nossa cidade.”

Covid-19

Diante do retorno do Estado à fase vermelha do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, a pandemia também foi abordada pelos parlamentares durante a sessão ordinária. O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, disse que as pessoas não estão entendendo a gravidade da doença e que é preciso conscientização. “Será que tem que entrar na nossa família para as pessoas terem um pouco de consciência”, questionou. Ele também cobrou a fiscalização da Prefeitura para evitar aglomerações. “No começo, a fiscalização foi maravilhosa, agora parece que parou”, disse.

Márcio Malt destacou que estamos em um momento bem complicado da pandemia. “Estamos entrando em colapso e a única forma que temos é a prevenção, seguir os protocolos”, afirmou.

Fábio Diniz salientou em seu discurso a necessidade de fiscalizar bares e outros eventos noturnos, e não somente o comércio durante o dia. Ele também falou da importância de os vereadores falarem com seus eleitores sobre a prevenção da doença. Denis filho do Pedrinho do Mercado disse que é preciso ir “aos locais onde está tendo aglomeração e não fechar as escolas”.

Já o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o Professor Toninho Morgado, pediu uma manifestação pública do governador do estado, João Doria (PSDB), sobre os casos de professores da rede estadual diagnosticados com coronavírus. “Peço ao governador que dê condição para o professor a trabalhar com dignidade”, afirmou.

“É momento que realmente temos que ter esse zelo, essa empatia pelo próximo”, completou Leandrinho sobre a necessidade de haver uma “força-tarefa” dos vereadores para falarem com seus públicos sobre a importância de usar máscaras e álcool em gel.

Pauta

Também foi aprovado na sessão o projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadão Suzanense ao secretário de Saúde de Itaquaquecetuba, Edson Rodrigues, o Edson da Paiol. O autor da propositura é o vereador Maizena.