População pode agendar vacinação contra a raiva animal

29 de novembro de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: secretário André Chiang, vereador Rogerio Castilho, secretário Pedro Ishi, e coordenadora de Zoonoses, Priscila Jane Arap. Todos no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Foi divulgado hoje (29), durante audiência pública realizada na Câmara de Suzano, que a população pode agendar a aplicação da vacina contra a raiva animal pelo telefone 4745-2064.

A coordenadora de Zoonoses, Priscila Jane Arap, explicou que o Ministério da Saúde realizou um estudo e concluiu que no Estado de São Paulo, não há caso positivo de raiva animal há aproximadamente dez anos. Sendo assim, Suzano não recebe mais do governo estadual uma quantidade alta de vacinas contra essa doença e por isso não realiza mais campanhas de vacinação.

O agendamento é necessário porque, segundo afirmou Priscila, o conteúdo do frasco é válido para 25 doses. Depois de aberto, há a necessidade de descarte após três dias.

Essas informações foram divulgadas na audiência pública de prestação de contas das secretarias de Meio Ambiente e Saúde sobre as ações referentes à causa animal. A atividade foi coordenada pelo vereador Rogerio Castilho (PSB) e contou com a presença do secretário de Saúde, Pedro Ishi, do Meio Ambiente, André Chiang, e dos vereadores Márcio Malt (PL); Artur Takayama (PL); André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, Lazario Nazaré Pedro (Republicanos); Jaime Siunte (PSDB)

Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; e Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG.

Os parlamentares questionaram as autoridades sobre castração animal; orçamento do ano que vem direcionado para o Bem-Estar Animal; animais peçonhentos; e outros assuntos relacionados à causa animal. Houve também perguntas de internautas.

Convocação

Antes dessa atividade, o Legislativo contou com uma audiência pública provocada por um requerimento do vereador Marcio Malt que solicitou ao secretário de Meio Ambiente a apresentação de um balanço das atividades de sua respectiva pasta, em especial, sobre a arrecadação de multas ambientais entre outras, recursos decorrentes de convênios com o Estado e a União, a destinação dos valores em prol da população, bem como a projeção do orçamento constante na Lei Orçamentária Anula (LOA) para o exercício de 2023.

Chiang explicou que o orçamento da pasta está evoluindo desde 2017 e que segue o Plano de Governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.