Preocupação com coronavírus é destaque na sessão da Câmara de Suzano

10 de março de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores sentados atrás de suas mesas durante sessão da Câmara.

Foto: Taís Aranha

A preocupação com o aumento do número de casos e internações pelo novo coronavírus (Covid-19) e as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes devido à pandemia foram os principais assunto debatidos pelos vereadores de Suzano na sessão ordinária de hoje (10).

“Estamos num momento muito difícil não só para a cidade e o estado”, disse o presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, durante a Tribuna Livre. “Há cidades vizinhas que estão sofrendo por falta de leitos, com pessoas morrendo por asfixia”, afirmou ele, pedindo para que os vereadores se unam para contribuir com o Executivo e solicitem recursos para o município aos deputados mais próximos, além de sugerir a criação de um hospital de campanha.

O vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, sugeriu que as escolas sejam transformadas em hospitais de campanha, para que mais leitos sejam disponibilizados com maior rapidez e menos custos.

O parlamentar Marcos André de Abreu (PSC), o Pacola, falou sobre as dificuldades enfrentadas por comerciantes por causa das restrições impostas para conter o avanço da Covid-19. “Algumas decisões realmente têm que ser tomadas, não só em Suzano como no país, e nosso prefeito está fazendo o que é possível ser feito. Mas os comerciantes estão sofrendo”, disse.

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, também falou do descaso com que muitas pessoas estão tratando a pandemia e as dificuldades econômicas enfrentadas por muitas pessoas. “Todos estamos preocupados com a saúde, mas estamos nos esquecendo que a fome está aí”, disse ele, que fez um apelo aos deputados e governadores para que pensem em estratégias para auxiliar a Assistência Social, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Fundo Social de Solidariedade.

Já o parlamentar Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, relatou o problema de festas realizadas por jovens na região do Distrito de Palmeiras. “Em tempos de pandemia, não tem horário, mas ‘pancadão’ de madrugada não é admissível”, disse ele, que mandou um recado aos jovens: “Por amor ao seu pai, ao seu avô, a melhor manifestação agora é ficar em casa.” Professor Toninho Morgado também reclamou da dificuldade em acionar os órgãos municipais para conter as festas.

O vereador Fábio Diniz (PTB) também considera que o momento atual é “muito difícil para todos”. Ele pediu o retorno do auxílio emergencial: “O povo está morrendo de fome, peço que agilize isso para ajudar a população”, disse.

Bairros

Durante a Tribuna Livre, o vereador Artur Takayama (PL) mostrou fotos da limpeza de córregos realizada pela Prefeitura na estrada Inoue, no Distrito de Palmeiras, e na estrada Santa Mônica, na região central, que sofriam com alagamentos, bem como a limpeza de mais de 150 bocas de lobo na Vila Amorim e elogiou o trabalho dos secretários envolvidos. Por outro lado, ele apresentou fotos do mato na Vila Amorim e criticou o trabalho da Pioneira, empresa responsável pela limpeza urbana. “Após as críticas dos vereadores, parece eu começaram a se movimentar, mas ainda falta muito a ser feito na nossa cidade”, destacou.

Já o vereador professor Edirlei leu na Tribuna um texto que recebeu de uma moradora da Casa Branca, relatando a ocorrência de vários furtos e assaltos no bairro durante o dia. Ele reforçou que tem agido e cobrado ações da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. O parlamentar ainda pediu esclarecimentos sobre a instalação de um radar inteligente na estrada do Fernandes, que facilitaria o trabalho da polícia.

O vereador Rogério Castilho (PSB) pediu que a Unidade de Saúde da Família da Vila Fátima tenha o horário estendido até as 19 horas, para que os moradores do bairro possam passar por consultas médicas após o trabalho. “Temos que dar condição para os munícipes”, explicou.

Na sessão, ainda foi aprovada a moção de aplauso ao diretor administrativo de Transporte Sanitário da Prefeitura, Mizael Rotta de Almeida, e a todos os motoristas do setor. A propositura é de iniciativa do vereador Leandrinho.