Presidente da Câmara de Suzano pede atenção ao coronavírus em audiência pública

28 de fevereiro de 2020

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentado, ao centro da Mesa Diretiva, o presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa, fala ao microfone. Do seu lado direito está a presidente do Conselho de Saúde, Cleide Tomioka, e do seu lado esquerdo estão o secretário de Saúde, Luís Cláudio Guillaumon, e o diretor de Atenção Básica, José Landim.

O presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa (PL), pediu atenção ao coronavírus no município em audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde, referente ao terceiro quadrimestre de 2019. “É preciso ter preocupação com a higiene”, disse.

A reunião também contou com a participação dos parlamentares Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; e José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel.

Na audiência, o secretário de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, apresentou os dados referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. Ele ressaltou que, em 2019, foram realizados 4.912.694 procedimentos nos equipamentos de saúde públicos de Suzano, que englobam os atendimentos profissionais nas unidades básicas de saúde (UBSs), unidades de saúde da família (USFs), especialidades médicas e unidades de urgência, emergência e hospitalar.

Gerice Lione questionou, durante a audiência, a realização de rodas de conversas com pacientes em unidades de saúde. Segundo relato que ela recebeu de uma moradora da Casa Branca, a prática acaba causando constrangimento entre os participantes. Guillaumon disse que este atendimento em grupo existe e traz bons resultados. “É importante para a pessoa ter noção de que aquilo não é só com ela. Mas, se ela está se sentindo desconfortável, pode procurar a psicóloga da unidade e expressar isso”, declarou.

A vereadora também perguntou sobre a realização de agendamento de consultas apenas uma vez por mês em alguns postos de saúde. “Se a pessoa não pega a senha, só pode voltar a agendar no próximo mês”, explicou. Guillaumon disse que esta dinâmica de atendimento é definida pelos conselhos gestores das unidades, que garantem a participação da população na definição da atuação dos equipamentos de saúde. Ele também se comprometeu a conversar com a pessoa que apresentou a reclamação.

Ainda participaram da audiência a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomioka, e o coordenador de Atenção Básica, José Landim.

Planejamento e Finanças

Na tarde de hoje, a Câmara de Suzano também sediou a audiência pública de avaliação das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2019. A reunião foi presidida por Joaquim Rosa e contou com a presença dos vereadores André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Zé Pirueiro; Zaqueu Rangel; e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans.

A prestação de contas foi feita pelo secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana; pelo diretor de Gestão Tributária, Ademilson Souza Freire; e pelo diretor de Gestão Tributária, Marcelo Rodrigues. Eles informaram que as receitas orçamentárias do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), taxas e transferências correntes tiveram uma arrecadação acima da previsão orçamentária para o período, alcançando o total de R$ 906.188.602,27 (5,16% superior ao inicialmente projetado).

Durante a audiência, Pacola solicitou informações sobre uma emenda impositiva de autoria dele, no valor de R$ 144 mil, para a construção de quadra esportiva. Ele informou que o valor que consta na placa da obra é de R$ 102 mil. “O que acontece no caso de a obra ter custado R$ 42 mil a menos? Esse valor permanece nos cofres públicos?”, perguntou. Viana disse que, como a obra ainda não foi concluída, poderá haver algum aditivo no contrato, e neste caso o valor será utilizado da emenda. Caso não haja aditivo, ele disse que a diferença do valor volta para a emenda impositiva, ou seja, recurso volta para o vereador, já que a Prefeitura não pode fazer alteração.

Pacola ainda pediu informações sobre um empréstimo de R$ 30 milhões que a Casa de Leis autorizou em novembro do ano passado. O secretário revelou que os trâmites estão sendo feitos e que a expectativa é de que o recurso chegue ao município em meados de abril.

Maizena Dunga Vans questionou sobre o valor em caixa da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Viana informou que encaminhará à Câmara um relatório específico desta taxa e adiantou que o valor está em aproximadamente R$ 3,2 milhões.

O parlamentar ainda perguntou sobre a divulgação da isenção do IPTU para munícipes que sofreram com enchentes. Foi dito pelos representantes do Executivo que não há mais pendências. O secretário completou que já solicitou uma revisão de todas as solicitações feitas e se colocou à disposição para passar informações corretas sobre o assunto.

Zaqueu Rangel elogiou o trabalho realizado pelo secretário. “Só tenho a agradecer a administração e sua equipe, está saindo serviço na cidade”, afirmou.