Profissionais do Ano 2019: representantes do Esporte serão homenageados pela Câmara de Suzano

29 de novembro de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: a Desportista do Ano, Marlene Masako Horigome Takahashi, posa para foto na Câmara de Suzano.

A Câmara de Suzano realizará, no dia 6 de dezembro, a partir das 18h30, sessão solene dos “Profissionais do Ano 2019”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Este ano, 38 profissionais receberão o Título de Honra ao Mérito. Dois representantes do Esporte serão homenageados.

O Título de “Desportista do Ano” será para Marlene Masako Horigome Takahashi. Ela tem 79 anos e é atleta e técnica na modalidade tênis de mesa há mais de 50 anos. Desde 2009, é professora e técnica do Centro Educacional Nipo-brasileiro de Suzano (Cenibras) e da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas) Nikkey.

A homenageada conquistou 22 vezes o Campeonato Intercolonial Brasileiro. É também tricampeã do Campeonato Yaoita e venceu dez vezes os Jogos Regionais do Idoso (Jori).

Marlene coleciona medalhas internacionais no tênis de mesa. No Campeonato Sul-americano de Máster, venceu este ano nas categorias individual e equipe e em 2013 no individual. Foi campeã em 2010 do Máster Latino-americano nas categorias individual e equipe; em 2011, nas categorias individual e dupla; em 2012, 2014 e 2015, na categoria equipe; e em 2017, na categoria individual. Desde 2002 participa do Campeonato Mundial de Máster da modalidade, e em 2012, conquistou o primeiro lugar na categoria individual da competição, realizada em Estolcomo, na Suécia.

A atleta disse que foi surpreendida pelo título. “Eu não esperava. Sou moradora e receber isso na cidade é uma coisa muito boa”, afirmou.

Atleta amador

Descriçã

Descrição da imagem #PraCegoVer: o Atleta Amador do Ano, Nelson Takeshi Ueno, posa para foto na Câmara de Suzano. Ele está vestido com seu traje de Kendo.

O Título de “Atleta Amador do Ano” será entregue a Nelson Takeshi Ueno. Ele tem 56 anos, é casado e pratica badminton, kendô, tênis de mesa e vôlei, entre outras modalidades esportivas.

No badminton, Ueno integrou a primeira equipe a representar Suzano nos Jogos Abertos do Interior, disputados em Marília em 2019. Disputou também os Jogos Regionais e foi vice-campeão em torneio disputado em Itapeti este ano.

No kendô, o atleta amador possui graduação de 4° dan e foi bicampeão brasileiro (2016 e 2017). Foi também campeão paulista por equipes em 2018. Em 2016, ficou na terceira colocação Campeonato Latino-americano e no Brasileiro por equipes.

No tênis de mesa, Ueno é tricampeão da Liga Nipo-Brasileira de Tênis e foi campeão dos Jogos Operários das edições de 1985 e 1989.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, o atleta amador foi um dos responsáveis por conduzir a tocha olímpica em sua passagem por Suzano. Sobre o título que receberá na próxima sexta-feira, ele diz estar muito honrado: “Realmente são poucos atletas que recebem essa homenagem”, comentou.