Profissionais do Ano 2021: conheça os profissionais da área da educação que receberão o título da Câmara de Suzano

1 de dezembro de 2021


Profissionais do Ano 2021: conheça os profissionais da área da educação que receberão o título da Câmara de Suzano

 

A Câmara de Suzano realizará, no dia 13 de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2021”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

 

Este ano, 37 profissionais receberão o Título de Honra ao Mérito. Os nomes são definidos pelas entidades ou associações a que pertencem, por indicação ou eleição direta entre seus membros, sem interferência da Casa de Leis.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Heleni Mitsuko Saito Ishikawa olha para a câmera.

Foto: Ricardo Bittner

 

Quatro profissionais são da área da educação. O título de “Cozinheira Escolar” será entregue a Heleni Mitsuko Saito Ishikawa. Ela está na rede municipal de Educação de Suzano desde 2008 e trabalhou em buffets na cidade antes de prestar concurso público.

 

Desde 2017, trabalha na Escola Municipal Darcy Corrêa Gonçalves e contribuiu com o livro “Maravilhas da Cozinha”, escrito pelas cozinheiras da unidade escolar, com apoio e produção da Secretaria Municipal de Educação.

 

Heleni é mãe de Joyce, jornalista, e de Gustavo, estudante de Mecânica.

 

Diretor de Escola do Ano

Descrição da imagem #PraCegoVer: Roverson Rodrigues Ferreira olha para a câmera.

Foto: Ricardo Bittner

O professor Roverson Rodrigues Ferreira receberá o título de “Diretor de Escola do Ano”. Natural de Carapicuíba (SP), é o quarto de uma família de seis filhos. É casado e tem um filho.

 

Ferreira é formado em História e Pedagogia e especialista em Metodologia do Ensino Superior e em História Cultural. Atualmente cursa MBA em Gestão Escolar pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Foi professor efetivo na rede estadual e teve uma longa passagem por uma grande empresa de transportes, onde atuou como supervisor de Projetos Sociais, desenvolvendo parcerias público-privadas em diversas cidades do Brasil. Há dez anos é professor efetivo de História na Prefeitura de São Paulo.

 

Assumiu a direção da Escola Municipal Professor Darcy Corrêa Gonçalves em dezembro de 2019.

 

Educadora do Ano

Descrição da imagem #PraCegoVer: Rosana Assis Divino olha para a câmera.

Foto: Ricardo Bittner

O título de “Educadora do Ano” será entregue a Rosana Assis Divino. Ela é professora desde 1995 da Escola Estadual Professora Landia Santos Batista, em Ferraz de Vasconcelos – a mesma unidade escolar em que iniciou e concluiu seus estudos no Ensino Fundamental e Médio.

 

Graduada em Letras, atua como professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Produção de Texto, focando principalmente nas Habilidades de Leitura e Escrita. Atualmente está envolvida com os componentes do Projeto de Vida e Eletiva (Inova), trabalhando Africanidade nas aulas.

 

Ela conta que a escola tem um projeto chamado Afrolândia. “Agreguei às aulas deste ano livros paradidáticos e textos voltados à temática Africanidade: narrativas africanas, poemas, relatos e contos de autoras negras brasileiras, como Conceição Evaristo, Geni Andrade, Carolina de Jesus e Djamila Ribeiro”, detalha.

 

Ela completa que busca trabalhar com os estudantes leituras sobre a luta para “empretecer” o pensamento. “Exalto nossos artistas e estudantes negros para que tenhamos e coloquemos em prática uma escola e sociedade antirracista.”

 

Professora Municipal do Ano

Descrição da imagem #PraCegoVer: Joselene Cabral Lacerda olha para a câmera.

Foto: Ricardo Bittner

Joselene Cabral Lacerda receberá o título de “Professora Municipal do Ano. Nascida em São Paulo e moradora do Jardim Varan, ela é casada e mãe de três.

 

Começou sua carreira como professora em 2001, após concluir o Magistério. É também formada também em Matemática e Pedagogia, e possui pós-graduação em Educação Inclusiva.

 

Ela afirma que a educação infantil é sua paixão. “É a base da vida escolar da criança. É  nesta fase que a criança precisa se apaixonar e se encantar pela escola”, explica.

 

Preocupada com os alunos durante o período de pandemia, começou a traçar planos de chegar até eles de forma segura. Deu então início ao projeto Leitura na Calçada. “Foi importante tanto para as crianças quanto para as famílias, que se sentiram amparadas e ainda parte da escola”, afirma.

 

Em continuidade a esse projeto, Joselene criou o Brincando com Arte, em que as famílias participavam das vivências na escola, com brincadeiras comuns à nossa infância “Reproduzimos algumas obras de Ivan Cruz no muro da escola, com o objetivo de manter o vínculo entre família e escola, além de tornar a escola mais acolhedora, com uma identidade, fazendo com que as crianças e famílias reconhecessem as pinturas.”