Profissionais do Ano 2021: representantes da Saúde estão entre os homenageados

2 de dezembro de 2021

A Câmara de Suzano realizará, no dia 13 de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2021”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Este ano, 37 profissionais receberão o Título de Honra ao Mérito. Os nomes são definidos pelas entidades ou associações a que pertencem, por indicação ou eleição direta entre seus membros, sem interferência da Casa de Leis.

Entre os homenageados, estão cinco representantes da área da Saúde.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Sueli Maria da Rocha sorri para a câmera. Ela usa uma blusa preta.

Sueli Maria da Rocha, 52 anos, receberá o título de “Enfermeira do Ano”. Moradora na cidade de Suzano desde 1974, ela tem um filho de 16 anos.

Formada no curso de atendente de Enfermagem em 1987, começou a carreira na Santa Casa de Mogi das Cruzes, onde atuou até 2004. Neste mesmo ano, entrou na Prefeitura de Suzano, onde está até hoje.

Sueli trabalhou nas unidades básicas de saúde (UBSs) da Casa Branca, Jardim Vitória e UBS Jardim Ikeda. Em 2000 iniciou o curso de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e passou a trabalhar no setor de Ambulância. Foi ainda gerente da UBS Palmeiras, do Pronto-Atendimento de Palmeiras e do Ambulatório de Especialidades Juracy Cruz. Na atual gestão, reassumiu a gerencia do Ambulatório de Especialidades.

Com o início da pandemia, no ano passado atuou como enfermeira da linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. “Me senti na obrigação, tanto como profissional quanto como munícipe, de colaborar da melhor forma possível com a prestação de serviço”, explica. “Foi uma experiência única. Apesar do medo do desconhecido, assumimos o primeiro Hospital de Campanha em Suzano, na Arena Suzano”, completa.

Devido o agravamento dos casos de Covid-19, no início de 2021, a enfermeira passou a integrar a equipe do Setor de Controle de Infecções Hospitalares. “Foi um dos maiores desafios para minha carreira”, afirma.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Andreia Miranda Evangelista sorri para a câmera. Ela usa uma camiseta branca estampada e um blazer azul claro.

Farmacêutica do Ano

Escolhida como “Farmacêutica do Ano”, Andreia Miranda Evangelista, 38 anos, formou-se Farmacêutica Bioquímica pela Universidade Nove de Julho em 2013. Em seguida, fez pós-graduação em Farmácia Clínica, em Prescrição com Expertise em Prescrição de Fitoterápicos e em Farmacêutica Dermocosméticos.

Atua há três anos no Consultório Farmacêutico, prestando assistência e serviços farmacêuticos em Suzano. Reside no município com sua filha Heloisa, de 15 anos.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Marília Calil de Oliveira olha para a câmera. Ela usa uma jaqueta preta.

Fonoaudióloga do Ano

Marília Calil de Oliveira é a “Fonoaudióloga do Ano”. Ela é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 1998 e fez Aprimoramento em Voz e Linguagem pela Linguagem Direta.

Iniciou sua atuação em empresas de Telemarketing, onde permaneceu por sete anos. Atendeu em clínicas particulares no município e está há 12 anos no Instituto Murakami, realizando seu trabalho em consultório e em domicílio.

Fez cursos em diversas áreas, como Linguagem, Fonoaudiologia Hospitalar, Motricidade Oral e Disfagia. Mais recentemente tem se aperfeiçoado na utilização de bandagem terapêutica e laserterapia, como estratégias de atuação mais modernas, com o objetivo de minimizar tempo e aumentar a efetividade das terapias que faz.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Nilton Tetsuji Taciro sorri para a câmera. Ela usa uma camisa social clara.

Médico do Ano

Nilton Tetsuji Taciro, 64 anos, foi escolhido como “Médico do Ano”. Ele atua há mais de 30 anos em Suzano, sendo há 20 anos como urologista na rede pública municipal. Por seu trabalho na cidade, recebeu o Título de Cidadão Suzanense em 2016.

Taciro formou-se em 1980 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), onde atuou até o ano passado como professor de Urologia. É casado e tem dois filhos.

“É uma homenagem a qual fico muito agradecido”, disse ele sobre o título de Médico do Ano. “É um sentimento de reconhecimento por meus pares.”

Descrição da imagem #PraCegoVer: Débora Priscila Panhoto sorri para a câmera. Ela usa uma blusa estampada.

Psicóloga do Ano

Débora Priscila Panhoto foi eleita “Psicóloga do Ano”. Ela é musicoterapeuta, educadora musical, arte terapeuta e atua nos serviços públicos do município desde 2002, com experiência em Educação (na perspectiva da educação inclusiva) e na Saúde. Atuou na Atenção Básica, tanto na assistência quanto como matriciadora dos serviços de saúde desde 2009.

Débora constituiu um núcleo de atendimento à infância com quadros agravados do município e fundou o grupo Cidautis Cidadania, para pessoas com transtornos do espectro autista (TEA), com encontros de famílias para discutir a respeito das políticas, vivências e necessidades de crianças e adolescentes com TEA. Foi uma das idealizadoras e fundadoras do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil Entrelaços de Suzano, onde atualmente trabalha.

Também é formada pela Universidade Internacional da Paz e se tornou facilitadora do seminário “A Arte de Viver em Paz”, aplicado nas turmas das Promotoras Legais Populares de Suzano. Com seu conhecimento, compõe as formações da rede municipal, especialmente no que diz respeito a ações grupais e as intervenções de cuidado para a infância e adolescência.