Profissionais do Ano 2022: destaques do esporte receberão o título da Câmara de Suzano

1 de dezembro de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: fotos lado a lado de Dona Maria do Futsal, que usa óculos e uma camiseta rosa e branca, e Letícia Calazans, que segura medalhas em suas mãos e usa camiseta vermelha.

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no próximo dia 12, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2022”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Este ano, 38 profissionais receberão o Título de Honra ao Mérito. Dois deles são da área esportiva.

Letícia Calazans foi escolhida como “Atleta do Ano”. Ela vem se destacando como atleta de corrida de alto rendimento.

Formada em Pedagogia e atuando como vice-diretora, ela é registrada na Confederação Brasileira de Atletismo e na Associação Brasileira de Atletismo Master. Letícia conta que iniciou no esporte com corridas de longas distâncias no ano passado, e depois migrou para pista. Em seu primeiro campeonato, se tornou recordista estadual do Rio de Janeiro nos 400 metros. Em seguida, conquistou o recorde no Sulamericano.

Já o título de “Desportista do Ano” será entregue para Marilene Pio Nogueira de Lima, conhecida como Dona Maria do Futsal. Começou a participar do futsal da cidade ao levar um de seus quatro filhos para jogar. Auxiliou na reforma da cozinha do campo do Jardim Vitória e, junto com outras mães voluntárias, enxergou ali a possibilidade de fornecer refeições aos jovens atletas em dias de jogos.

Dona Maria do Futsal faz parte da equipe da categoria de base da Secretaria de Esportes e Lazer há 13 anos, onde começou como atendente de quadra. Atualmente, é massagista federada.

“É um trabalho que faço com prazer”, diz ela sobre os cuidados com os atletas do time. ”Com o futsal, levamos o nome da cidade para outros lugares e sempre encontro pessoas que jogaram em Suzano e hoje estão na Itália, no Corinthians”, relata.

Sobre ter sido escolhida como “Desportista do Ano”, Dona Maria do Futsal diz que prepararam uma surpresa para ela. “É uma honra. Ninguém faz nada sozinho, é um trabalho de equipe. Estou muito feliz”, afirma.