Profissionais do Ano 2022: profissionais da educação estão entre os homenageados

2 de dezembro de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: mosaico de fotos dos homenageados da educação. Na parte superior, está a cozinheira escolar Roseli Nunes Rosa. Ela usa uma blusa preta e óculos. Ao lado dela, está a foto da educadora Fabiana Nunes Siqueira. Ela usa uma blusa preta e tem cabelos na altura dos ombros. Na parte inferior, está a foto da diretora Teresa Cristina Alves de Souza. Ela também usa uma blusa preta. Tem cabelos compridos e sorri para a câmera. Ao lado dela, está a foto do professor Henrique Camargo Alves da Silva. Ele usa uma camisa social azul escura.

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no próximo dia 12, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2022”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Este ano, 38 profissionais receberão o Título de Honra ao Mérito. Quatro são da área da educação.

Roseli Aparecida Nunes Rosa receberá o título de “Cozinheira Escolar do Ano”. Seguindo os passos de sua mãe, que também foi funcionária pública, ela atua na Prefeitura de Suzano desde 2008. Até junho deste ano, trabalhava na Escola Estadual Chojiro Segawa. Atualmente exerce a função na Escola Municipal Abrão Salomão Domingues.

Já o título de “Educadora do Ano” será entregue a Fabiana Nunes Siqueira, que leciona na Escola Estadual Sebastião Pereira Vidal, como professora da Sala de Leitura. Para ela, a homenagem foi uma surpresa. “Fiquei lisonjeada, é formidável receber esta homenagem na cidade que moro há 41 anos. É um reconhecimento de anos de trabalho”, disse ela, que destaca a participação dos estudantes no seu processo de trabalho. “Sou uma mediadora. Os alunos são os protagonistas de tudo o que acontece no aprendizado.”

O título de “Diretora de Escola do Ano” ficará com Teresa Cristina Corrêa Alves de Souza, que atua na Educação Infantil na rede municipal de ensino desde 1994. A homenageada é atualmente diretora da Escola Municipal Chácara Duchen, onde atua desde 2017.

“Minha trajetória profissional é voltada à educação, permeada pela busca diária e incessante de dar a minha parcela de contribuição”, resume Teresa. Ela afirma que o título que será recebido da Câmara de Suzano também é da equipe que trabalha na unidade escolar: “É gratificante esta homenagem para continuar trabalhando e acreditando naquilo que fazemos a diferença.”

O professor Henrique Camargo Alves da Silva receberá o título de “Professor do Ano”. Ele é graduado em Educação Física e mestre em Educação Física Escolar.

Silva está na rede municipal desde 2011, e atualmente é professor na Escola Municipal Therezinha Pereira Lima Muzzel. “Meu objetivo constante é a promoção de um ensino de qualidade, por meio de práticas significativas nas aulas de Educação Física”, afirma. “Esta homenagem é importante não só para mim, mas para toda a comunidade da escola. Trabalho diretamente com os alunos e isso nos deixa mais motivados.”