Profissionais do Ano 2022: representantes da segurança pública receberão o título da Câmara de Suzano

1 de dezembro de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: montagem contendo as fotos dos quatro homenageados na área de segurança pública. Na parte superior, estão as fotos da GCM Jacqueline de Lima Ferreira, que está com os cabelos presos e sorrindo para a câmera, e do cabo PM Nero. Na parte inferior, estão as fotos do subtenente Fábio, do Corpo de Bombeiros, e da policial civil Michelle Reinaldo Ricardo, que tem os cabelos na altura dos ombros. Todos usam os uniformes de suas corporações.

A Câmara de Suzano realizará, no próximo dia 12, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2022”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Este ano, 38 profissionais receberão o Título de Honra ao Mérito. Quatro deles são da área da segurança pública.

A escolhida como “Guarda Municipal do Ano” é Jacqueline de Lima Ferreira. Formada em Direito, ela ingressou na Prefeitura de Suzano em 2010 para integrar a corporação.

Em fevereiro do ano passado, Jacqueline assumiu a coordenação da Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento de medidas protetivas concedidas pela Justiça para mulheres vítimas de violência. Em agosto deste ano, foi graduada para guarda civil municipal Classe Distinta.

“É um orgulho poder ser reconhecida. Meu foco é ajudar as mulheres”, disse ela, que já recebeu duas moções de aplauso de vereadores de Suzano.

A escrivã Michelle Reinaldo Ricardo receberá o título de “Policial Civil do Ano”. A profissional atua no 2º Distrito Policial de Suzano desde julho do ano passado.

Michelle é formada em Direito, com pós graduação em Direito Tributário e especialização em Direitos Humanos. Também fez cursos de Direito Ambiental e de Sistema Penitenciário, além de diversas formações complementares e especializações na Academia de Polícia.

A escrivã está na Polícia Civil desde 2002. Antes de chegar a Suzano, atuou em Mogi das Cruzes, no 1º e 2º DPs, na Delegacia de Defesa da Mulher e no Setor de Investigações Gerais. Também teve participação em operações policiais na Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes do município.

O subtenente Fábio Fonseca foi escolhido como “Bombeiro do Ano”. “É o reconhecimento de todo um trabalho, afinal, são 29 anos na cidade”, disse o homenageado.

Desde março de 2012, Fonseca atua no 17º Grupamento de Bombeiros, em atendimento de emergências e combate a incêndios, salvamentos e resgates de vítimas. Foi promovido a subtenente em 2017, assumindo o Comando da Prontidão Azul da Estação de Bombeiros de Suzano.

O cabo Jefferson Almeida Nero será homenageado como “Policial Militar do Ano”. “É uma honra enorme. Tenho 20 anos de polícia e é uma recompensa pelo serviço que desempenho”, revelou.

Na PM desde 2002, Nero foi promovido a cabo em 2014. Atua no 32º Batalhão da Polícia Militar desde 2003. Recebeu em sua carreira cinco medalhas de Mérito Pessoal, sendo a última delas de 1º grau. Também foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito do Exército Brasileiro e a Medalha de Mérito Policial Lei e Ordem.