Projeto de lei quer criar vagas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista em Suzano

7 de março de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador professor Toninho Morgado fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uma camisa social azul.

Será votado pela Câmara de Suzano amanhã (8), na sessão ordinária que tem início às 18 horas, o projeto de lei que trata da criação de vagas de estacionamento para pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) na cidade. A proposta é de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

O projeto quer que a Prefeitura reserve vagas, devidamente sinalizadas, em todas as áreas de estacionamento, em vias e espaços públicos, para veículos que transportem pessoas com TEA. O projeto estipula que essas vagas representem 2% do total.

O Transtorno do Espectro Autista é considerado uma deficiência, caracterizada por dificuldades para interação social, dificuldades de comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. O grau de comprometimento varia de quadros mais leves a severos.

“Algumas pessoas com autismo têm dificuldade em conviver em locais lotados. Muitas vezes, o uso de transporte público não é recomendado face ao nível de barulho”, justifica o vereador. “Assim, o transporte realizado pelo cuidador ou familiar é muito frequente e a reserva específica de vagas é imperiosa”, completa.

A sessão ordinária é aberta ao público e será realizada no Plenário da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). Também pode ser acompanhada ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).