Publicada lei que institui em Suzano a ‘Campanha Check-up Geral das Mulheres’

15 de março de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Rogerio Castilho fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uma camisa polo preta.

Foi publicada hoje (15), no Diário Oficial Eletrônico do Município de Suzano, a lei que institui no município a Campanha Check-up Geral das Mulheres, para alertar e orientar sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças. A legislação é de autoria do vereador Rogerio Castilho (PSB) e foi aprovada pela Câmara de Suzano.

A lei determina que os exames serão realizados anualmente conforme recomendação das equipes de saúde, considerando o histórico de saúde pessoal e o perfil epidemiológico da população feminina. Também estabelece que o poder público deverá priorizar e implementar palestras sobre a importância da atividade física; aferir pressão arterial; realizar orientação nutricional; e indicar exames preventivos.

A nova legislação, que entra em vigor a partir de hoje, estipula que os médicos das unidades básicas de saúde, hospitais e demais equipamentos públicos, ao atenderem a paciente, poderão solicitar exames de análises clínicas, nos termos das diretrizes e protocolos de prevenção à saúde estabelecidos pela Secretaria de Saúde, exames de imagem e colpocitologia oncótica (Papanicolau).

Para a realização dos exames, a lei aponta que o Executivo poderá celebrar parcerias com a iniciativa privada.