Rogério da Van prioriza ações voltadas a pessoas com deficiência

8 de janeiro de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: o vereador Rogério da Van fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa terno e gravata. Ao fundo, é possível ver a bandeira do Estado de São Paulo.

O vereador Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, teve entre suas prioridades em 2018 a busca por direitos a pessoas com deficiência.

Em maio do ano passado, o parlamentar se reuniu com o então secretário-adjunto do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes, para conhecer projetos na área. Ele também é autor de um requerimento que solicita ao Executivo informações sobre o Plano de Mobilidade de Suzano. “Este documento é de grande importância para garantir a destinação de recursos federais ao município”, afirmou ele. A Prefeitura respondeu que a elaboração do plano está em andamento e que irá concluí-lo até abril de 2019.

O vereador ainda pediu informações à Prefeitura de Suzano em relação à implantação de semáforos sonoros, para auxiliar a travessia de pessoas com deficiência visual. “Estes dispositivos dão a possibilidade de uma pessoa com deficiência ser independente”, explicou Rogério da Van no requerimento. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) respondeu que pretende instalar este tipo de sinal sonoro nos semáforos no primeiro semestre de 2019, dependendo de disponibilidade financeira.

Rogério da Van também solicitou ao chefe do Executivo, por meio de uma indicação, a criação de um Comitê de Inclusão de Pessoa com Deficiência, para a discussão e aplicação de políticas públicas com esta finalidade no município. A proposta é de que o grupo seja formado por representantes de secretarias municipais e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Considero oportuno que o município preze pela realização efetiva das leis estaduais e federais que tratam sobre os direitos das pessoas com deficiência em Suzano”, justificou o parlamentar.

Em 2018, Rogério da Van também cobrou do Executivo informações sobre o agendamento de consultas médicas nas unidades de saúde de Suzano. Ele disse que recebeu diversas reclamações em seu gabinete sobre o processo implementado recentemente pela Prefeitura. Também apresentou um requerimento solicitando o retorno da marcação diária de consultas na Unidade Básica de Saúde da Casa Branca.

A Secretaria de Saúde informou que estuda um novo modelo de agendamento para este ano, e que em relação à Casa Branca, houve a necessidade de redução dos dias de agendamento devido à saída de um profissional do Programa Mais Médicos, o que seria sanado com a contratação de novos médicos por meio de processo seletivo.

Emendas

Rogério da Van realizou em 2018 o acompanhamento e questionamento em relação à execução das emendas impositivas ao Orçamento de sua autoria, aprovadas no ano anterior. Elas eram voltadas às áreas de Educação, Saúde, Cultura, Segurança e Meio Ambiente.

Por meio de uma das emendas, a Escola Municipal Mércia Amaral Andrade Brito recebeu uma lavadora, 20 ventiladores, um projetor multimídia e dois DVDs. Já a Escola Municipal Virgínia Ferreira Raffoul pode adquirir cinco suportes para TV e DVD, um purificador, um processador, cinco DVDs, cinco aparelhos de TV, uma lavadora, um quadro branco e um descascador. E o Pronto-socorro Municipal teve verba de mais de R$ 55 mil destinada a convênio.

O vereador também teve aprovadas em 2018 emendas impositivas ao Orçamento do município deste ano. Ele destinou R$ 100 mil para o custeio da Santa Casa de Suzano, R$ 67.276 para compra de equipamentos e bens permanentes para a UBS da Casa Branca, R$ 55 mil para aquisição de equipamentos e bens permanentes ao Pronto-socorro Municipal, R$ 50 mil para a construção de sala de aula de Educação Infantil, R$ 50 mil para compra de viaturas da Secretaria de Segurança Cidadã, R$ 50 mil para o serviço de castração animal, R$ 50 mil para apoio à formação cultural (destinado à criação de um centro cultural na região da Casa Branca, que é uma das ações que vereador tem buscado concretizar junto à Prefeitura) e R$ 22.276 para reforma na Escola Municipal Antônio Carlos Mayer.

Reuniões

O parlamentar ainda destacou em seu mandato no ano passado a realização de reuniões com moradores de diversos bairros de Suzano, entre eles o Jardim Carla, Jardim Belém, Casa Branca, Vila Ipelândia, Vila Fátima, Jardim Colorado e Jardim Imperador. No Jardim Carla, o encontro resultou na solicitação, por meio de uma indicação, para que a Prefeitura realize a revitalização de uma área pública do bairro. “O local não possui nenhuma área de lazer ou convivência social e este espaço ainda é de extrema importância para a proteção ambiental, por ser fluxo de uma nascente”, disse Rogério da Van.

No total, o vereador apresentou no ano passado 140 proposituras, sendo 95 requerimentos, 35 indicações, seis moções, um projeto de lei, um projeto de lei complementar, um projeto de resolução e um projeto de decreto legislativo.