Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza prestação de contas de 2022 na Câmara de Suzano

10 de novembro de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadores Lázaro de Jesus, Zé Oliveira e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, no Plenário da Câmara de Suzano.
Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou hoje (10), na Câmara de Suzano, prestação de contas das atividades feitas neste ano. A audiência foi presidida pela Comissão Permanente de Política Social, que é composta pelos vereadores José de Oliveira Lima (PDT – presidente), o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos – relator), o Lázaro de Jesus; e Joaquim Rosa (PL – membro).

O chefe da pasta, Geraldo Garippo, explicou que a secretaria é responsável pelos cinco Centros de Referências de Assistência Social (Cras) da cidade: Centro, Boa Vista, Casa Branca, Gardênia e Palmeiras). Nesses locais, são oferecidos os serviços prioritários de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif); orientação e apoio à solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC); inserção nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Idosos e Crianças; concessão do benefício eventual; encaminhamento para o Cadastro Único; orientação sobre direitos sociais.

Nos seis primeiros meses deste ano, a pasta registrou 752 famílias atendidas pelo Paif e 11.646 atendimentos particularizados. Ainda nesse período, a Assistência e Desenvolvimento Social acompanhou 800 crianças e adolescentes e 250 idosos em serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A secretaria também iniciou a implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (lei de autoria do vereador Artur Takayama – PL) e do cartão de Benefício Eventual e Natalidade.

CAD

A pasta é responsável ainda pelo Cadastro Único (CAD), que oferece auxílio para pessoas que precisam se cadastrar no Programa Auxílio Brasil; Bolsa do Povo; Passe Livre; Tarifa Social de Energia Elétrica ou em outros programas federais e estaduais. De janeiro a junho deste ano, foram inseridas no CAD 47.484 famílias. Deste total, 22.403 foram cadastradas no Auxílio Brasil.

Já no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Suzano totalizou 1.164 atendimentos individualizados no período referente a esta prestação de contas.

Garippo falou sobre os dois Conselhos Tutelares da cidade (Centro e Boa Vista). Ele explicou que foram feitas ações de revitalização dos espaços e manutenção dos veículos.

Perguntas

O vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da Ong, questionou sobre o aumento de pessoas em situação de rua na cidade, principalmente nas praças de Suzano. Garippo explicou que esse crescimento aconteceu por vários fatores e que há uma ação de forma conjunta entre várias secretarias para tratar sobre isso.

Takayama perguntou sobre a entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Garippo falou que a meta é entregar dez dias após o início do processo, porém, o fluxo não está ajustado. No entanto, a partir da semana que vem, a ideia é resolver essa questão.

Os parlamentares Zé Oliveira e Lázaro de Jesus pediram informações sobre o cartão Avança Suzano. O secretário informou que o cartão de Benefício Eventual é apenas para pessoas que estão em situações emergenciais e que ainda não recebem o benefício Auxílio Brasil. Uma internauta que estava acompanhando a audiência quis saber sobre a recarga do valor neste cartão. Garippo disse que será feito no Cras.