Secretário de Cultura visita exposição na Câmara de Suzano

15 de maio de 2018

Visita expo secretário 15-5-18 002 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, secretário de Cultura, Geraldo Garippo, observa fotos da exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”. Foto: Ricardo Bittner.

O secretário de Cultura de Suzano, Geraldo Garippo, visitou na tarde de hoje (15) a exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”. “É uma mostra que ajuda a contar um pouco a história de Suzano, em especial do Poder Legislativo. É um ato importante para permitir a preservação da nossa cidade”, afirmou.

Garippo destacou que a exposição é uma ação de educação patrimonial, por trazer crianças, jovens e adultos, de todas as faixas etárias e de todos os níveis de escolaridade. “É uma experiência de conhecer um pouco o cotidiano da Câmara e de fatos que foram e que são relevantes até hoje para os cidadãos”, disse.

O secretário de Cultura também ressaltou que, além de trazer uma série de curiosidades, permitir contato do público com documentos históricos e fazer um paralelo de como se produziam leis no passado e atualmente, também permite ao cidadão visitar o Palácio “Deputado José de Souza Candido”, que é a sede do Legislativo suzanense desde dezembro de 2016. “Trata-se de um novo edifício, que é moderno, bonito e é dos cidadãos. Parabéns a todos os profissionais envolvidos e que tenhamos outras exposições”, destacou.

A diretora de Comunicação da Câmara, Vivian Turcato, agradeceu a parceria da Prefeitura de Suzano para a realização da exposição, por meio das secretarias de Cultura e de Educação.

Mais duas turmas da Emef “Antônio Marques Figueira” também estiveram na Câmara de Suzano hoje para visitar a exposição. Eles também conheceram os gabinetes dos vereadores e o Plenário e receberam explicações sobre o funcionamento da Casa de Leis.

Visita AMF 15-5-18 001 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: alunos da Emef Antônio Marques Figueira posam para foto tendo ao fundo a Galeria dos Presidentes. Foto: Ricardo Bittner.

“Foi muito legal, aprendi onde ficam os vereadores”, disse a estudante Julia Bertolino Fontes, de 10 anos. A professora Beatriz de Oliveira destacou a importância da visita para que os alunos visualizem o que já aprenderam em sala de aula: “É uma forma de os alunos sairem do abstrato para o concreto”, disse. “Também é importante para eles visualizarem que a história não é retratada somente com livros e fotos, mas também com objetos”, completou.

Visita AMF 15-5-18 002 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: alunos da Emef Antônio Marques Figueira posam para foto tendo ao fundo a Galeria dos Presidentes. Foto: Ricardo Bittner.

A exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje” tem como objetivos resgatar o passado da Casa de Leis, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da nossa cidade e abrir o Legislativo para a população. Entre os objetos e documentos que compõem a mostra está a ata da primeira sessão da Câmara, realizada em 2 de abril de 1949.

A exposição é aberta ao público em geral e grupos de estudantes, que podem agendar visitas guiadas pelo portal do Legislativo suzanense: www.camarasuzano.sp.gov.br. Os alunos recebem certificados e, no caso de universitários, a atividade pode contar como hora complementar.

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, até 25 de maio.

Sessão ordinária

Na sessão ordinária de amanhã (16), a partir das 18 horas, os vereadores votarão o projeto de lei de autoria do Executivo que cria e regulamenta o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Suzano (Comdur) e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Fundur). O Plenário da Câmara funciona no Palácio “Deputado José de Souza Candido”, na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista.