Secretário de Educação solicita emendas de vereadores para construção de novas salas de aula

29 de agosto de 2018

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Vereadores e secretário de Educação de Suzano, sentados à mesa na sala de reunião da Câmara.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, solicitou em reunião na Câmara de Suzano na manhã de hoje (29) que os vereadores destinem parte da verba de emendas impositivas a que têm direito no Orçamento de 2019 para a construção de 25 novas salas de aula em escolas do município. A proposta é utilizar um método construtivo que garanta qualidade e, ao mesmo tempo, rapidez nas obras, a exemplo do que foi feito em nove salas de aula entregues em 2018 por meio de uma parceria público-privada (PPP), em que foi utilizado laminado de madeira cruzada.

“O objetivo da minha visita à Câmara foi o de expor o planejamento da Educação para 2019 e solicitar aos vereadores uma ajuda no fechamento do orçamento para a construção de 25 novas salas de aula espalhadas pelo município”, disse Bassini. Segundo ele, a proposta é ampliar a capacidade de atendimento em unidades escolares já existentes, localizadas nos bairros Jardim Europa, Jardim Gardênia Azul, Jardim Leblon, Jardim Maitê, Jardim Margareth, Jardim Nova América, Miguel Badra, Tabamarajoara e Vila Ipelândia.

O secretário explicou ainda que pretende fazer um processo licitatório para que as obras sejam concluídas de forma rápida, possibilitando a criação de 625 novas vagas na rede pública municipal. Atualmente a rede municipal atende a 25.100 alunos.

De acordo com Bassini, as novas salas de aula aumentarão a capacidade de atendimento em creches, educação infantil e ensino fundamental. Ele ressaltou que as obras irão sanar em 100% a demanda existente no município por vagas para crianças a partir de 4 anos, além de minimizar o déficit atual de vagas em creches, que atendem à faixa etária de 0 a 3 anos.

“Queremos um sistema rápido de construção, por isso abriremos a licitação para empresas que têm tecnologia para executar isso com qualidade”, disse. “O que solicitamos aos vereadores é uma ajuda para fechar este orçamento”, completou.

De acordo com o secretário, a estimativa de custo para a construção das novas salas é de R$ 3,4 milhões. Parte desta verba já está prevista no orçamento da Educação para 2019. Para completá-la, ele solicitou que cada vereador destine R$ 50 mil em emendas impositivas, o que garantiria entre R$ 800 mil a R$ 1 milhão para finalização das obras.

O presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, se prontificou a destinar a verba solicitada por meio de emenda impositiva. “Não é um valor exorbitante e é um pedido louvável. O secretário está fazendo um esforço para não onerar mais a Prefeitura”, justificou.

Os parlamentares Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Joaquim Rosa (PR); Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso e Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol, também se comprometeram, durante a reunião, a destinar o valor solicitado pelo secretário em emendas impositivas.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza; Jaime Siunte (PTB); José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato; além de assessores.

Sessão

Na sessão ordinária de hoje, foram votados e aprovados sete itens, sendo: quatro moções de aplauso e três projetos de lei complementares.