Taxa de iluminação é novamente tema de debate na Câmara de Suzano

17 de outubro de 2018

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: O vereador pastor Alceu Cardoso na Tribuna da Câmara.

A Contribuição de Iluminação Pública (CIP), cobrada mensalmente da população de Suzano, foi novamente tema de debate na Câmara.

Na sessão de hoje (17), os parlamentares Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso; Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado; Lisandro Frederico (PSD); Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, voltaram a criticar a taxa porque, segundo eles, há muitos suzanenses que pagam o valor mesmo não contando com iluminação na rua de suas residências. Eles também citaram a licitação para a contratação de uma empresa para instalar os braços das luminárias. O presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, informou que essa concorrência será homologada na semana que vem. O vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, criticou o serviço prestado por uma funerária da cidade.

Já o parlamentar Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, parabenizou o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), pela assinatura do contrato entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Ashiuchi é o presidente do Condemat.

Votação

Os vereadores votaram e aprovaram dez itens. Entre eles, o projeto de lei que quer criar o “Plantão Transparente” nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) administradas pelo município. A propositura obriga a afixação, em local visível para o público, da lista de médicos plantonistas e do responsável pelo plantão. Dezesseis vereadores assinaram em conjunto a autoria desta propositura.

Eleição

O deputado federal eleito Marco Bertaiolli (PSD) compareceu a sessão para agradecer os votos recebidos em Suzano. Ele reafirmou seu compromisso com a cidade.