Termina exposição “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano”

6 de maio de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: de costas para a câmera, cinco crianças observam as imagens e as legendas das fotos da exposição “Mulheres no Legislativo”.

A exposição “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano” recebeu cerca de 500 visitantes. A mostra foi realizada na sede da Casa de Leis e terminou na noite de sexta-feira (3), quando recebeu alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Unida de Suzano (Unisuz).

A presidente da Casa de Leis, Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, ficou satisfeita com o resultado da mostra. “Este é um trabalho importante para garantir que a história de Suzano seja preservada, bem como para abrir as portas da Câmara à população”, disse.

Ela também destacou o tema da exposição, que este ano apresentou as 17 mulheres que ocuparam uma cadeira no Legislativo do município: “Queremos que o exemplo delas encoraje mais mulheres a participarem da política”, completou.

A maior parte dos visitantes da exposição foi de estudantes das redes pública e particular do município. Entre as instituições que visitaram a mostra estão as escolas municipais “Caic de Suzano”, “Ruy Ferreira Guimarães” e “Lidia Lima da Silva”, além da Unisuz. A exposição também foi vista pelos jovens aspirantes da Guarda Mirim de Suzano e por usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmeiras.

Os alunos que participaram faziam uma visita guiada pelo Legislativo e recebiam explicações sobre o papel da Câmara e dos vereadores. Também levavam para casa um exemplar do livreto “Como Funciona a Câmara” e um certificado de participação.

Realizada pelo segundo ano consecutivo dentro das comemorações do aniversário do município, a exposição teve como objetivos resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da nossa cidade e abrir a Casa de Leis para a população.

Entre os objetos e documentos que compunham a mostra, estavam fotos e uma pequena biografia das 17 mulheres que ocuparam uma cadeira na Casa de Leis suzanense desde a emancipação do município, há 70 anos. A exposição também contava com uma linha do tempo sobre a luta para a conquista do direito ao voto feminino.

O público ainda pode conferir a Galeria dos Presidentes, com as fotos de todos os ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas.