UPA do Jd. Revista: Com inauguração da unidade, atendimento do PS deve ser reduzido em 30%, afirma Pedro Ishi

1 de março de 2023

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereador Joaquim Rosa, secretário de Saúde, Pedro Ishi, e diretora técnica de Saúde, Tânia Mara Porfirio. Todos no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Durante a audiência pública para a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2022 da Secretaria de Saúde na Câmara de Suzano, realizada na noite de ontem (28), o chefe da pasta, Pedro Ishi, argumentou que, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista, marcada para o próximo dia 11, o atendimento no Pronto-Socorro Municipal deve ser reduzido em 30%. Isso porque, segundo Ishi, os moradores da região norte da cidade terão atendimento 24 horas na nova unidade.

A UPA do Jardim Revista, de acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Suzano, garantirá 11 mil atendimentos por mês e contará com 12 médicos a cada 24 horas, 20 leitos e duas ambulâncias. Foram investidos R$ 2,1 milhões na implantação do equipamento.

Além da UPA, o Hospital Federal que está sendo construído no cruzamento da rua Sete de Setembro com a avenida Senador Roberto Simonsen, no bairro Cidade Cruzeiro do Sul, também foi pauta na audiência. O vereador Artur Takayama (PL) solicitou ao secretário o agendamento de uma visita de vistoria ao local.

O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, ressaltou o investimento feito na Saúde pela administração municipal (11,3% acima do que a legislação atual exige) e a dificuldade da Prefeitura em contratar médicos. Ishi explicou que recentemente a administração municipal realizou concurso público e que aguarda a homologação para a contratação de médicos.

Já o vereador José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira, perguntou sobre o atendimento no PS e também sobre consultas ginecológicas. Segundo ele, apenas gestantes estariam conseguindo acompanhamento nesta especialidade. Ishi disse que gestante tem prioridade, mas que toda mulher tem o direito de passar em consultas ginecológicas.

O parlamentar Jaime Siunte (PSDB) quis saber sobre o programa Mais Médicos. O secretário de Saúde informou que novos profissionais devem ser encaminhados para a cidade. O vereador Nelson dos Santos Oliveira (PL), o Nelson do Fadul, parabenizou Ishi e sua equipe pelo trabalho realizado.

Trotes

Um tema que sempre é debatido nas audiências púbicas da Saúde é a quantidade de trotes realizados para o telefone de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em 2022, houve o registro de 140 trotes. “Isso é muito prejudicial ao serviço”, argumentou Ishi.