Vereador Lázaro de Jesus apresenta balanço do seu primeiro ano na Câmara de Suzano

22 de dezembro de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Lázaro de Jesus fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uma jaqueta preta sobre uma camisa social clara.

Foto: Vivian Turcato

O vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, fez o balanço do seu primeiro ano como vereador na Câmara de Suzano. Ele apresentou no período 171 indicações, 33 requerimentos, sete projetos de lei, três moções e uma emenda substitutiva, além de proposituras em conjunto com outros parlamentares.

Dois projetos de lei de Lázaro de Jesus foram aprovados pelo Legislativo e aguardam a sanção. São eles o que autoriza a implantação do Programa Família Acolhedora em Suzano, que tem por finalidade a guarda provisória de crianças e adolescentes por famílias residentes na cidade, desde que previamente cadastradas, avaliadas, capacitadas, e habilitadas para o serviço; e o que institui no calendário oficial do município o Dia da Igreja Universal do Reino de Deus, a ser comemorado anualmente no dia 9 de julho.

Outros três projetos de lei de autoria do vereador estão em tramitação no Legislativo: o que define a prática de telemedicina em Suzano; o que proíbe a instalação de banheiros unissex nos estabelecimentos comerciais do município; e o que reconhece a atividade religiosa como essencial para a população em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas, epidemias, pandemias ou catástrofes naturais.

Com a aprovação da emenda substitutiva ao Orçamento municipal, o vereador indicou a destinação de R$ 306.530,07 para a área da Saúde, sendo R$ 128.265,03 ao transporte sanitário municipal, R$ 100.000,00 para reforma da Santa Casa de Misericórdia de Suzano e R$ 78.265,04 para aquisição de remédios pela Secretaria de Saúde.

Dentre as indicações de autoria do parlamentar, ele destaca a que sugere a criação da terceira unidade do Conselho Tutelar em Suzano, no Distrito de Palmeiras; a que pede o estudo de viabilidade para ampliação da rede estrutural cicloviária municipal, com a criação de ciclofaixa na margem da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31); a que solicita a realização de estudos para implantação de rede de esgoto no bairro Jardim São Bernardino; e a que indica denominar a Unidade de Saúde da Família do Jardim do Lago ou equipamento público local em homenagem à memória de Maria Alves Oliveira da Silva, a Maria do Lago.

Lázaro de Jesus teve aprovadas as moções de apoio ao projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), estabelecendo medidas de proteção a menores de idade na aquisição de livros e artigos literários no Estado, de autoria do deputado Altair Moraes; e a de aplauso às igrejas em geral, especialmente às evangélicas, em reconhecimento aos serviços sociais prestados à população durante o período de pandemia no município.