Vereador Leandrinho apresenta balanço do 1º semestre do mandato

6 de agosto de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: O vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, fala ao microfone na tribuna da Câmara

O vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, divulgou um balanço do seu mandato no primeiro semestre de 2019. No período, ele apresentou 154 requerimentos, 55 ofícios, dez indicações, três projetos de lei, três moções, um projeto de decreto legislativo e um projeto de resolução.

Entre os projetos em tramitação na Casa de Leis de autoria do parlamentar está a proposta de instituir em creches e escolas públicas e particulares de Suzano o Programa de Lições de Primeiros Socorros “Lucas Begalli Zamora”. A propositura tem como objetivos capacitar professores, funcionários e alunos para agir de maneira correta e segura em situações de emergência e que exijam intervenções rápidas, identificando os procedimentos mais adequados para cada caso.

Leandrinho destacou que, no Brasil, acidentes em período escolar são a maior causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, resultando na morte de cerca de 4 mil crianças por ano. “O problema poderia ser facilmente evitado caso as vítimas recebessem, em tempo hábil, o atendimento adequado que as técnicas mais simples dos primeiros socorros possibilitam. Ocorre que há poucas pessoas habilitadas a lidarem com uma situação de emergência, inclusive entre os profissionais que trabalham com crianças”, explicou o vereador.

Também está em tramitação no Legislativo suzanense o projeto de Leandrinho que visa instituir o Programa Municipal de Apoio ao Esporte, que concede incentivo fiscal aos patrocinadores esportivos. O objetivo é estimular, desenvolver e fomentar, por meio de ações articuladas e integradas, a busca de iniciativas que garantam meios de autogestão e autofinanciamento do segmento esportivo.

Outra propositura apresentada pelo vereador neste primeiro semestre é o que institui a Campanha Abril Marrom, de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. Caso aprovado, a data será celebrada anualmente em abril.

“Muitas doenças relacionadas à visão não apresentam sintomas e, quando são descobertas, já estão em estágio bastante avançado e de difícil regressão, como exemplo o glaucoma. Portanto, é imprescindível conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado, para evitar que os problemas dos olhos se agravem”, justifica o parlamentar.