Vereador Leandrinho questiona secretário de Saúde sobre execução da lei sobre cegueira

24 de maio de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereador Leandrinho, sentado atrás de uma mesa, no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

Durante a audiência pública realizada na tarde de hoje (24) na Câmara de Suzano, o vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, questionou o secretário de Saúde, Pedro Ishi, sobre a execução da lei que instituiu na cidade a Campanha Abril Marrom, voltada à prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. A legislação, de autoria do parlamentar, foi aprovada na Casa de Leis em 2019 para ter início em 2020.

Ishi explicou que no mês de abril foram ampliados os atendimentos oftalmológicos no Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz e disse que a administração municipal está se organizando para realizar o Programa da Boa Visão  neste ano. A ação realiza um trabalho completo de oftalmologia, desde a consulta com o médico até a entrega da armação com as lentes, de maneira gratuita. Ishi também argumentou que o governo estadual não enviou verba para nenhuma ação especifica para a prevenção e combate às diversas espécies de cegueira.

Leandrinho questionou sobre o trabalho relacionado à saúde mental, principalmente no período pós-pandemia. Ishi disse que atualmente a cidade tem 48 psicólogos e que o tempo de espera para uma consulta é de 25 dias. O presidente da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, Rogerio Castilho (PSB), indagou sobre o atendimento médico na região de Palmeiras. O secretário falou que a sua pasta está realizando um estudo para tornar o Pronto Atendimento (PA) daquela região em 24 horas e que a reestruturação da unidade está sendo feita. O vereador quis saber se há alguma orientação do governo estadual sobre a varíola dos macacos (uma zoonose silvestre que ocorre geralmente em regiões de floresta da África Central e Ocidental. Mas os casos relatados na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália parecem não ter relação com as regiões africanas, o que pode indicar uma possível transmissão comunitária do vírus – informações do site Instituto Butantan).  Ishi disse que até o momento Suzano não recebeu nenhuma orientação sobre essa doença.

A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, pediu informações sobre a reforma e situação financeira da Santa Casa e sobre a possível terceirização do Pronto-Socorro (PS) Municipal. Ishi disse que as dívidas da Santa Casa estão sendo pagas, que a reforma está sendo feita em blocos. Sobre o PS, ele garantiu que não haverá mudanças. A parlamentar pediu melhorias para agilizar a marcação de consultas nos postos de saúde.

A construção do hospital federal foi abordada pelo vereador José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira. Ishi adiantou que a previsão de término da obra é em 2024. O parlamentar também perguntou sobre ampliação nas unidades de saúde. O secretário comentou que já foram ampliados os atendimentos no Jardim Revista, Suzanópolis e Vila Amorim.

Covid-19

Os vereadores Artur Takayama (PL) e Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, falaram sobre as ações para combater o novo coronavírus. Ishi ressaltou que a Vigilância Epidemiológica acompanha os casos e que Suzano está com um bom índice de vacinas aplicadas.

Também participaram da audiência os vereadores Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; e Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde.