Vereador Lisandro Frederico fala de conscientização política e causa animal com alunos do Sesi

8 de outubro de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, o vereador Lisandro Frederico fala para uma plateia de crianças, todas sentadas à sua frente.

Foto: AI Lisandro Frederico

O vereador Lisandro Frederico (PSD) foi convidado para realizar uma palestra sobre conscientização política e causa animal para crianças de uma turma do terceiro ano do Sesi de Suzano. “Foi uma grande oportunidade de mostrar às crianças a importância da democracia e falar sobre a função do Legislativo e do Executivo”, disse Lisandro. “Fui bombardeado pelos alunos com muitas perguntas, mas acredito que a turma saiu entendendo um pouco mais sobre como funciona a Câmara, a Prefeitura e o Judiciário”, afirmou.

Sobre a causa animal, Lisandro explicou aos alunos o que é a posse responsável de animais e como denunciar os casos de maus-tratos. Castração e leis ambientais também fizeram parte do bate-papo. “Ver crianças interessadas em como os animais são tratados nos enche de esperança que as futuras gerações respeitarão os direitos daqueles que não têm voz”, disse.

Lisandro revelou que estava com receio de como seria a reação dos estudantes. “Era um público diferente, um perfil que eu ainda não havia conversado sobre política. Mas deu tudo certo, eles me receberam muito bem e de uma forma bem lúdica conseguimos alcançar o objetivo que era mostrar a importância das instituições públicas e dos cargos eletivos que garantem a população o acesso a serviços públicos de qualidade”, contou.

Disciplinas escolares

A conversa sobre democracia, a função dos três poderes, demais temas ligados à conscientização política, e o bem-estar animal poderiam fazer parte do dia a dia das escolas municipais. Logo no começo do mandato, Lisandro apresentou ao prefeito Rodrigo Ashiuchi um projeto de lei que incorporava estes temas na grande curricular do ensino municipal.

“Uma população que entende o funcionamento do Poder Público e do papel de cada autoridade pode ser mais participativa e, assim, conquistar grandes avanços”, afirmou Lisandro. “E quem melhor que uma criança para multiplicar as informações que podem mudar a nossa sociedade?”, questionou.

Além de debater os assuntos nas salas de aula, Lisandro propôs ao prefeito a criação de palestras educativas, justamente como a que fez no Sesi.

*Texto de autoria e responsabilidade da assessoria do vereador Lisandro Frederico.