Vereador Pacola pede mais fiscalização nos pet shops de Suzano

17 de maio de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereador Pacola no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Durante a audiência pública de prestação de contas de ações referentes à causa animal da Secretaria de Meio Ambiente, realizada hoje (17), na Câmara de Suzano, o vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, solicitou que a administração municipal reforce a fiscalização nos pet shops do município. Segundo o parlamentar, alguns estabelecimentos estão aplicando vacina irregularmente (sem um médico veterinário). “A farmácia precisa de um farmacêutico responsável. E o pet shop?”, questionou.

Pacola adiantou que está estudando uma lei para regularizar a abertura e funcionamento de pet shops na cidade. “Não ocorre somente em Suzano, mas no Estado de São Paulo”, afirmou.

O vereador Marcel da ONG confirmou que “a maioria dos pet shops não é regularizada”. “Precisa de mais fiscalização mesmo”, disse. O vereador Artur Takayama (PL) perguntou sobre vacinas antirrábicas. O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, informou que por se tratar de uma questão de saúde pública, o assunto é de responsabilidade da pasta comandada por Pedro Ishi (Saúde), mas explicou que as vacinas podem ser agendadas no Canil Municipal.

O vereador Jaime Siunte (PSDB) perguntou sobre a fiscalização da legislação, de sua autoria, aprovada recentemente na Câmara que trata sobre a obrigatoriedade de uso de coleiras e guias em cachorros de algumas raças. Chiang disse que os casos de irregularidade precisam ser denunciados (telefone da Ouvidoria: 0800-774-2007).  A denúncia pode ser anônima.

O parlamentar Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, questionou sobre castração (o assunto também foi questionado pelo vereador Rogerio Castilho – PSB) e doação de animais. Na prestação de contas, Chiang informou que foram realizadas na cidade, de 2018 até abril deste ano, o total de 5.538 castrações e microchipagens, que somam um investimento de R$ 126.255,15. Esses serviços são oferecidos para a população de forma totalmente gratuita. No site da prefeitura (www.suzano.sp.gov.br) tem um formulário para os interessados.

Através do programa “Baby me leva”, foram adotados 200 animais. Essa ação foi criada pela administração municipal para incentivar as adoções no período da pandemia, já que as organizações não-governamentais (ONGs) tiveram que parar de realizar este tipo de atividade para evitar aglomeração.

Chiang explicou também que foram realizadas 560 vistorias por denúncias de maus tratos, de 2021 até o mês de abril deste ano. Deste total, 19 viraram boletim de ocorrência. “Ser tutor de pet tem dever e obrigação. É ser o pai da criança”, disse o secretário. “Toda denúncia é apurada”, disse.

Também participaram da audiência os vereadores Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; e Givaldo dos Santos (PL), o Baiano da Saúde.

O conteúdo completo da audiência de hoje está disponível no canal “TV Câmara Suzano”, no Youtube.