Vereador pastor Alceu Cardoso apresenta balanço do 1º semestre de 2019

10 de julho de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: o vereador pastor Alceu Cardoso (PRB), fala o microfone na tribuna da Câmara.

O vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso, divulgou o balanço deste primeiro semestre de 2019. No período, o parlamentar apresentou 459 requerimentos principais e 21 adicionais, além de quatro moções principais e duas adicionais, uma emenda substitutiva adicional, um projeto de emenda à Lei Orgânica, dois projetos de lei e uma indicação.

Dentre as proposituras, ele destaca o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) n° 01/2019, que busca acrescentar ao artigo 68 da legislação, com a finalidade de capacitar o primeiro escalão do governo municipal de Suzano, a exigência de que os secretários municipais de Suzano tenham formação acadêmica universitária específica para a área em que atuam e, assim possam desenvolver seu trabalho de forma mais técnica.

Outro projeto que também teve destaque neste primeiro semestre foi o n° 38/2019, que veda a nomeação para cargos em comissão para o Executivo, Legislativo e órgãos/entidades administradas pelo município de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). “Lamentavelmente vemos, diariamente notícias de mulher agredidas verbal e fisicamente e, pior, vítimas fatais de violência no âmbito doméstico, vítimas de pessoas com quem tinham uma relação de confiança e de afeto”, disse. A propositura foi aprovada pela Câmara e aguarda sanção do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).

O parlamentar também indicou ao Executivo a “Tarifa Solidária”, com o objetivo de garantir a gratuidade da passagem de ônibus aos domingos em Suzano. “A proposta busca que os munícipes possam usufruir de espaços de lazer, já que a grande parte destes espaços está instalado na área central da cidade”, explica.

Emendas estaduais e federais

Pastor Alceu Cardoso também destaca que mais de R$ 1 milhão será destinado a Suzano por meio de emendas parlamentares estaduais, conquistadas graças ao apoio dos deputados Altair Moraes (PRB), Gilmaci Santos (PRB) e Jorge Wilson (PRB), o Xerife do Consumidor. O deputado federal Milton Vieira também direcionou para a cidade R$ 2 milhões em emendas para pavimentação asfáltica.

O vereador também intermedeia a implantação de um Complexo Esportivo no Distrito de Palmeiras, junto ao deputado estadual Altair Moraes (PRB) e o secretário de Estado de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira.

Conforme recursos financeiros pleiteados pelo pastor Alceu Cardoso, a obra de pavimentação do bairro Jardim Brasil, no Distrito de Palmeiras, foi liberada pelo prefeito e deve ser executada em breve.

O vereador ressalta que as demandas solicitadas por munícipes em seu gabinete, como também pelas redes sociais e WhatsApp, fizeram com que ele e sua equipe visitassem, durante este período, mais de 100 bairros.

*Texto de autoria e responsabilidade da assessoria do vereador pastor Alceu Cardoso