Vereador Zaqueu Rangel prestigia evento do Tribunal de Contas

9 de outubro de 2017

Zaqueu 2

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereador Zaqueu posa para foto com presidente do TCE-SP, Sidney Beraldo, em pé

Foto: AI/Zaqueu Rangel

O presidente da Câmara de Suzano, José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, participou hoje (9) do evento de divulgação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) deste ano. A ação foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Todos os números do IEG-M/2017 ficarão à disposição para consulta pública no site do Tribunal (www.iegm.tce.sp.gov.br). Na página, qualquer cidadão poderá obter detalhes sobre o seu município em cada um dos quesitos examinados.

Estes resultados são obtidos a partir de informações colhidas no ano passado, e este indicador mede a eficiência das administrações municipais. Os números foram apresentados pelo presidente do TCE-SP, Sidney Beraldo. O IEG-M analisa dados de 644 municípios paulistas (todos, com exceção da capital), em sete áreas específicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção aos Cidadãos, Meio Ambiente e Governança da Tecnologia da Informação.

A partir daí, as gestões são classificadas em cinco faixas: altamente efetiva, muito efetiva, efetiva, em fase de adequação e baixo nível de adequação.

Histórico

Criado em 2015 pelo TCESP, o IEG-M já produziu informações que contribuíram para o aperfeiçoamento das fiscalizações, indicando pontos que merecem maior vigilância. Os dados ainda vêm sendo usados por administradores como uma ferramenta de aferição de políticas públicas, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.

Os resultados positivos obtidos em São Paulo levaram a Associação dos Membros Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) a implementar o IEG-M/Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o levantamento nacional permitirá a avaliação do desempenho de municípios de vários estados brasileiros. O TCE-SP também participa da iniciativa, enviando os dados das cidades paulistas.