Vereadores de Suzano aprovam criação de quatro comissões de acompanhamento

13 de setembro de 2018

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados, vereadores que compõem a Mesa Diretiva da Câmara de Suzano. Ao centro, o presidente Leandrinho; à direita da foto, o segundo secretário, Max do Futebol; e à esquerda, o primeiro secretário, professor Toninho Morgado.

A Câmara de Suzano aprovou na sessão ordinária de hoje (12) requerimentos para a criação de quatro comissões de acompanhamento. A mais discutida pelos vereadores referia-se à averiguação de uma denúncia de mau atendimento que teria ocorrido na Diretoria de Habitação.

O primeiro a usar a Tribuna foi o vereador Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol, que contou que na semana passada designou uma assessora de seu gabinete para obter informações solicitadas por duas munícipes na Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação. No local, a servidora pública que as atendeu teria questionado se as munícipes possuíam “alguma deficiência mental ou física” para estarem acompanhadas por alguém da Câmara. Ao saber do assunto, o vereador foi ao local e recebeu o mesmo tratamento por parte da funcionária, assim como do diretor de Habitação, que teria se negado a conversar com o parlamentar na presença das munícipes.

O segundo requerimento aprovado, também bastante debatido pelos parlamentares, cria uma comissão de acompanhamento dos trabalhos da Santa Casa de Suzano, em especial ao atendimento dado à população. Já o terceiro requerimento refere-se a uma comissão de acompanhamento para os serviços de tapa-buraco, de autoria do vereador José Pinheiro José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato.

O quarto requerimento aprovado autoriza a abertura de uma comissão de acompanhamento dos serviços de eutanásia de animais e tratamento dos animais capturados pela Secretaria Municipal de Saúde, de autoria do vereador Lisandro Frederico (PSD).

Também fizeram uso da Tribuna durante a sessão os vereadores André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei Junio Reis; Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza; Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho Mercado; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso; Lisandro Frederico (PSD); e Joaquim Rosa (PR).

O vereador Jaime Siunte (PTB) apresentou um vídeo mostrando as dificuldades de um cadeirante de circular por calçadas esburacadas e sem rampas acessibilidade. Ele afirmou que irá marcar uma audiência pública para tratar do assunto junto a autoridades competentes.

O presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, informou na sessão que foi eleito pelos pares como “Vereador do Ano”, condecoração que será recebida no evento Profissionais do Ano de 2018. “Muito obrigado pela honraria”, declarou.

Pauta

O projeto de lei complementar que altera a legislação municipal que instituiu a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), de autoria do vereador Lisandro Frederico (PSD), foi retirado da pauta para receber um substitutivo.

Também foram aprovadas na sessão quatro moções de aplauso. Três delas de autoria do vereador Isaac Lino Monteiro (PSC), em comemoração ao Dia do Pastor, celebrado em 8 de junho; aos 107 anos das igrejas Assembleia de Deus no Brasil, em 18 de junho; e aos dez anos do Congresso Internacional e Interdenominacional de Missões de Suzano. A quarta, de autoria do parlamentar Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso, era em homenagem ao 41º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus, celebrado em 9 de julho.

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé atrás de suas mesas, vereadores de Suzano no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido” na sessão do dia 12 de setembro.