Vereadores de Suzano aprovam mais de R$ 11 milhões em emendas; Saúde recebe mais de 55% do total

15 de dezembro de 2021

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadores sentados em cadeiras pretas, atrás de mesas, no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Os vereadores da Câmara de Suzano aprovaram durante sessão extraordinária realizada hoje (15) de manhã 24 emendas e quatro subemendas ao orçamento da administração municipal do ano que vem, que somam R$ 11.648.142,92. A área da Saúde receberá deste total R$ 6.442.661,61. Este valor representa mais de 55% da soma de todas as emendas.

Cada parlamentar apresentou o total de R$ 613.060,14 em emendas. Metade deste valor (R$ 306.530,07), obrigatoriamente, deve ser destinado à Saúde.

As outras secretarias que serão beneficiadas com as verbas de emendas são Educação; Manutenção e Serviços Urbanos; Cultura; Esporte e Lazer; Planejamento Urbano e Habitação; Assistência e Desenvolvimento Social; Trânsito e Mobilidade Urbana; Segurança Cidadã; e Meio Ambiente.

A emenda é o instrumento que permite a participação dos parlamentares na alocação de recursos públicos. De autoria do Executivo, o projeto da LOA uma receita de R$ 1.181.093.521,05 para a administração municipal em 2022.

A LOA é o documento que efetiva a realização de despesas públicas no ano seguinte, tendo como base o que foi definido no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).