Vereadores de Suzano pedem melhorias para bairros da cidade

24 de fevereiro de 2021

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadores no Plenário da Câmara de Suzano

Crédito da foto: Vivian Turcato/Câmara de Suzano

Saneamento básico, iluminação pública, construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), melhorias para os feirantes e pavimentação asfáltica foram os principais assuntos debatidos hoje (24) na sessão ordinária da Câmara de Suzano. Além disso, os vereadores aprovaram uma moção de aplauso à equipe de Enfermagem, colaboradores do raio-X e do plantão administrativo do Pronto-socorro Municipal de Suzano, comandada pelo médico Eduardo Ferreira. A propositura é de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.

O parlamentar José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira, solicitou apoio dos demais vereadores para que os moradores dos bairros Jardim Gardênia Gleba 2 e Jardim Panorama, na região norte de Suzano, possam contar com saneamento básico, transporte e iluminação pública. O vereador explicou que há mais de cinco mil pessoas nestes locais e que elas “merecem dignidade”. O parlamentar Fábio Diniz (PTB) revelou que o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) já está atuando para garantir o transporte público para esses moradores.

Zé Oliveira fez questão de relatar que o problema de falta de energia elétrica que estava atingindo o bairro Jardim Margareth por mais de 20 dias foi resolvido ontem pela empresa concessionária EDP Bandeirante.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, discursou sobre pedidos de sua autoria para a região de Palmeiras. O parlamentar disse que protocolou um pedido de saneamento básico para a Chácara São Judas Tadeu e assim como os vereadores Artur Takayama (PL) e Jaime Siunte (PSDB), ele também protocolou um requerimento solicitando a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a Vila Ipelândia.

O professor Toninho Morgado discursou também sobre um pedido de instalação de banheiros químicos na feira livre de Palmeiras. A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, informou que há a necessidade da pavimentação do local da realização da feira.

O vereador Leandrinho afirmou que a cidade conta com uma legislação (lei municipal nº60/2013) que obriga a instalação de banheiros químicos nas feiras livres da cidade e que a administração municipal não está cumprindo esse termo. O parlamentar Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, esclareceu que esta lei é de autoria do ex-vereador Jessé Almeida, falecido em 2014 em um acidente de avião.

Agradecimentos

O vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, agradeceu o secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, e ao prefeito por atenderem uma demanda de sua autoria feita em 2014. Segundo o parlamentar, foi noticiado na imprensa regional nesta semana que a administração municipal enviou à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) um projeto para a implantação de um Ecoponto sob o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), na região do Monte Cristo. Atualmente, este espaço “virou ponto de drogas e de descare irregular”, afirmou o democrata. Além disso, Denis parabenizou Ashiuchi pela parceria firmada com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para o desassoreamento dos rios Guaió e Jaguari.

Essa parceria também foi elogiada pelo vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena. Ele comentou que essa é uma reivindicação antiga do seu mandato. O vereador agradeceu também os deputados André do Prado (estadual – PL) e Márcio Alvino (federal – PL) e o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano, Samuel Oliveira.

Críticas

Ao contrário de Maizena, o vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, criticou o serviço desempenhado pelo secretário Samuel Oliveira. “Tem buraco esperando a vez na calçada”, disse o parlamentar se referindo aos bairros Jardim Revista e Vila Figueira.

Voto feminino

O vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt, celebrou o Dia do Voto Feminino no Brasil, comemorado hoje. “Que um dia possamos viver num mundo igualitário”, disse. As mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas para cargos eletivos no Executivo e no Legislativo por decreto sancionado pelo governo provisório do presidente da República Getúlio Vargas, em 1932. O direito constitucional veio dois anos depois, com a instituição do Estado Democrático de Direito e a promulgação da segunda Constituição brasileira.