Vereadores de Suzano votam amanhã (12) composição da Mesa Diretiva para o próximo biênio

11 de dezembro de 2018

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores sentados atrás de suas mesas durante sessão ordinária

Os vereadores de Suzano votam amanhã (12) a composição da Mesa Diretiva para o biênio 2019-2020. A sessão ordinária terá início às 18 horas, no Plenário da Câmara, e será a última do ano legislativo.

Três candidaturas à Presidência da Casa de Leis foram registradas até as 16 horas de hoje (11), prazo final para que os parlamentares manifestassem o desejo de concorrer a qualquer um dos cargos da Mesa. São eles Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato; e Lisandro Frederico (PSD).

Para os demais cargos que compõem a Mesa Diretiva foram protocoladas as candidaturas de Joaquim Rosa (PR), que apresentou o interesse em concorrer a vice-presidente; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, que colocou seu nome à disposição para ocupar a 1ª Secretaria; e José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa, que manifestou-se para ocupar o cargo de segundo secretário da Câmara.

A Mesa Diretiva é responsável por dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Casa de Leis. A eleição é feita cargo a cargo. A renovação é a cada dois anos e os membros são automaticamente empossados no dia 1º de janeiro do ano seguinte.

Atualmente, a Mesa Diretiva do Legislativo suzanense é composta pelos vereadores Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho (presidente); Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogerinho (vice-presidente); Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho (1º secretário); e Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol (2º secretário).

Leandrinho, que havia sido eleito vice-presidente para o biênio 2017-2018, assumiu a Presidência da Câmara após renúncia do vereador José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, em 2 de janeiro deste ano. Para preencher o cargo de vice-presidente, foi necessário realizar uma eleição para esta posição, conforme previsto no Regimento Interno. Rogerinho foi vencedor.

Extinção de cargos

Os vereadores de Suzano também votarão na sessão ordinária de amanhã o projeto de lei que extingue o cargo de assessor de relações internas, constante do quadro de cargos em comissão do Legislativo. O projeto, de autoria do vereador Leandrinho, teve o parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação rejeitado na sessão de quarta-feira passada (5).

No mês passado, os 19 funcionários que estavam na função foram exonerados. Em contrapartida, foram convocadas 18 pessoas aprovadas em concurso público, medida que reduziu a folha de pagamento da Câmara em mais de R$ 942 mil.