Vereadores de Suzano votam amanhã (15) projeto que libera visita de animais de estimação em hospitais

14 de fevereiro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: fachada da Câmara de Suzano, com bandeiras hasteadas na lateral e céu azul ao fundo.

Os vereadores de Suzano irão votar amanhã (15) o projeto de lei que libera a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais privados, públicos, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A sessão ordinária terá início às 18 horas.

De autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, o projeto permite que pacientes internados recebam a visita dos seus animais de estimação, que devem permanecer no local “por período pré-determinado e sob condições prévias”. Na justificativa da propositura, o vereador ressalta a “transcendência dos animais na vida dos seres humanos e no auxílio na qualidade de vida de uma forma geral, inclusive naqueles que necessitam de algum tratamento médico”.

Marcel da ONG traz como exemplo a zooterapia, usada para ajudar na recuperação e convívio das pessoas em problemas físicos, emocionais e psicológicos. Ele cita, entre os benefícios da relação de humanos com animais em tratamentos médicos, a tranquilidade, o bem-estar e a melhora da autoestima.

O projeto de lei pontua que entende-se como animal doméstico e de estimação “todos os tipos que possam entrar em contato com os humanos sem proporcionar qualquer tipo de perigo, além daqueles utilizados na Terapia Assistida de Animais, como cães, gatos, pássaros, tartarugas, coelhos, hamster e outras espécies”.

A propositura ainda determina que a entrada dos animais para visitação a pacientes internados deverá ser agendada junto à administração do hospital, e que somente poderá ocorrer em companhia de algum familiar do paciente ou pessoa que esteja familiarizada a manejar o animal.

A sessão ordinária será realizada no Plenário do Palácio Deputado José de Souza Candido (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista) e é aberta ao público. Também pode ser acompanhada ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).